AGENDA CULTURAL

25.6.15

Festas Juninas no Museu Cândido Rondon de Araçatuba


24.06.15 - O Museu Histórico Pedagógico Marechal Cândido Rondon abriu espaço para retratar aspectos históricos e culturais das tradicionais festas juninas, com informações, imagens e cenários variados. A iniciativa da Prefeitura de Araçatuba por meio das secretarias municipais de Cultura, de Comunicação Social e de Educação foi aberta no dia 16 de junho e poderá ser apreciada até o dia 10 de julho.


A Mostra Festa Junina no Museu é composta por painéis e banners que revelam como surgiu a celebração, com textos e fotos das festividades em diferentes regiões do Brasil e no mundo. Também foi montado um altar em homenagem aos santos padroeiros da festa: Santo Antônio, reverenciado no dia 13 de junho; São João, no dia 24; e São Pedro, no dia 29. No jardim em frente ao museu foi construída uma fogueira ecológica, com folhas de celofane, com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade.


Segundo José Fernando Bacelar, dirigente administrativo do museu, o objetivo da mostra é "resgatar as raízes e origens da festa na época em que ela é comemorada e, portanto, está em evidência. Muita gente participa das celebrações e não sabe de onde vem ou porque acontece. E decidimos estender até o dia 10 de julho porque as festanças também já invadiram o mês, em nossa região e no Brasil, tornando-se festas julhinas”.


Além das visitas diárias, espontâneas e agendadas, o museu recebeu no dia 17 grupo de idosos do Asilo São Vicente, que promoveu uma tarde especial para eles, com direito a piquenique. "Todos gostaram muito do passeio e ficaram super felizes por descobrir algumas curiosidades sobre a festa, que comemoramos desde que éramos crianças", disse Maria Lúcia Pires, assistente social da instituição.

Nenhum comentário: