AGENDA CULTURAL

27.7.15

Astronomia e Ufologia - 14.o Cosmos de Araçatuba - 2015

SERVIÇO
PALESTRAS 

Local: Teatro Municipal Castro Alves

28/07 - Terça - 19h
Astronomia Observacional Recreacional:
As Atrações Celestes para os Iniciantes
Marco Goiato (Araçatuba/SP)
Médico e astrônomo especializado em cometas, com artigos observacionais publicados em diversos sites especializados.

28/07 - Terça - 21h
A Relatividade em Nosso Dia a Dia
Emerson Perez (São Caetano do Sul/SP)
Graduado em Física e mestrado em Ensino de Astronomia. Fundador do Centro de Pesquisas Astronômicas, foi diretor do Planetário e Observatório de Presidente Prudente/SP.

29/07 - Quarta - 19h
Astronomia Antiga
Manuel de La Torre (La Paz/Bolívia)
Astrônomo, meteorologista e especialista em Educação Tecnológica e em Novas Tecnologias de informação e Comunicação (NTICs). Realiza pesquisas na área de Cosmovisão Andina e Arqueoastronomia. Autor de livros, integra a Associação Boliviana para o Avanço das Ciências, a Comunidade de Conhecimentos Ancestrais e é diretor do Observatório Chakana Andina.

29/07 - Quarta - 21h
Pluralidade dos Mundos Habitados e Testemunhos de Chico Xavier
Pedro Campos (São Paulo/SP)
Pesquisador, escritor e consulttor da Revista UFO, articula a ciência, a filosofia e os aspectos teológicos da doutrina espírita.

30/07 - Quinta - 19h
Mensagens alienígenas
Gener Silva (Araçatuba/SP)
Pesquisador, ufólogo e fundador do INAPE, Advogado, comerciante, Presidente do Sindicato do Comércio de Araçatuba e Diretor da Federação do Comércio de São Paulo.

30/07 - Quinta - 21h
Reprogramação Neuro Comportamental
Nelson Granada (São Paulo/SP)
Conselho da Revista UFO, autor de diversos livros e membro do Instituto Brasileiro de Hipnologia.

31/07 - Sexta - 19h
Quem são os serem que nos visitam?
Thiago Ticchetti (Brasília/DF)
Pesquisador, ufólogo e consultor da Revista UFO, autor do livro "Quedas de UFOs" e de diversos textos sobre a temática.

31/07 - Sexta - 21h
O futuro da presença alienígena na Terra
Ademar Gevaerd (Curitiba/PR)
Ufólogo brasileiro, editor da revista UFO, fundador e presidente da CBPDV. Também é diretor brasileiro da Mutual UFO Network (MUFON) e representa o Brasil no Center for UFO Studies.

------------------------------------
Há quem duvide que o homem pisou mesmo na lua pela primeira vez no dia 20 de julho de 1969. Algumas teorias da conspiração circulam pela internet, com centenas de argumentos que tentam comprovar que a experiência de Neil Armstrong e a Missão Apollo 11 teriam sido apenas uma farsa, manipulada pelo governo dos Estados Unidos. Mas há também os que ficam facilmente fascinados diante das imagens da Terra vista de longe, divulgadas pela Nasa. 

Depois disso, outras cinco missões espaciais enviaram pessoas para a Lua. E, agora, 46 anos depois da primeira viagem, um estudo conduzido pela NexGen Space LLC, e financiado parcialmente pela Nasa, afirma que os humanos podem voltar a pisar no satélite natural da Terra em 2021 e, depois, construir uma base permanente ali. Hoje, não só as idas à lua, mas também os testes para a primeira viagem tripulada a Marte, por exemplo, são atos grandiosos, mas ainda pequenos se comparados à imensidão do universo. 

A curiosidade natural do ser humano para esse tipo de coisa promove a oscilação entre os sentimentos de medo do desconhecido e de deslumbramento. E chega-se à mesma questão: Existem mesmo outros seres habitando o espaço? Para membros da equipe do Inape (Instituto de Astronomia e Pesquisas Espaciais), de Araçatuba, a questão está mais que esclarecida. "Não estamos sozinhos", dizem. 

Pensando neste tipo de discussão, envolvendo questões astronômicas e ufológicas, o Instituto realiza em Araçatuba, de 27 a 31 de julho, o "Cosmos XIV - Realidades e Mistérios", em parceria com o Sesc Birigui. O evento oferece encontros com cientistas e pesquisadores das duas áreas para propor reflexões e difundir o conhecimento sob alguns aspectos. As palestras acontecem no Teatro Municipal Castro Alves, em Araçatuba, das 19h às 22h, com entrada gratuita.

Serão duas palestras por dia, que abordam assuntos como a robótica na exploração espacial, a astrobiologia (o estudo da vida dentro do cosmos), as técnicas de observação do céu, a física, os mundos alienígenas, a hipnose e o futuro da presença alienígena na Terra. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (18) 3608-5400. 

(Talita Rusticheli, Folha da Região, 26/6/2015)
-----------------------------------
Ontem, 27/7, segunda-feira, indo até 31/7, sexta-feira, começou Cosmos XIV, um evento promovido pelo Sesc que envolve Astronomia e Ufologia. Neste ano de 2015, há oficinas e atividades, o evento não se reduz a palestras. Tudo ocorre na Casa da Cultura Adelino Brandão e adjacências (rua Duque de Caxias, 29, centro)



Durante o COSMOS XIV você pode conferir a vivência PLANETÁRIO, a atividade simula movimentos radiais, dando aos participantes a impressão de que realmente estão atravessando o espaço interestelar.
De 27 a 31/7, das 9h30 às 16h30 no Multishop Araçatuba
Grátis
O atendimento é feito em sessões, com duração média de 30 minutos cada e com capacidade de máxima de 30 pessoas.




Na oficina ROSA DOS VENTOS os participantes montam e aprendem a usar uma rosa dos ventos e uma bússola, utilizando noções de pontos cardeais, orientação e geomagnetismo.

Dia 29/7, quarta, em diversos horários. Grátis.


A atividade integra a programação do COSMOS XIV, saiba mais em sescsp.org.br/cosmos

LANÇAMENTO DE FOGUETE
5... 4... 3... 2... 1... disparar!!!
Quem nunca quis ser capaz de lançar um foguete?
Pois na oficina lúdica LANÇAMENTO DE FOGUETES os participantes constroem um foguete com garrafas PET e um conjunto de cartelas para montagem. O foguete de cada participante é lançado numa base de lançamento com contagem regressiva e efeitos sonoros. Durante a confecção e montagem de seus foguetes, os participantes aprendem noções básicas de aerodinâmica e astronáutica.
Dia 28/7, terça, em diversos horários. Grátis.
Inscrições: bit.ly/CosmosFoguetes

A atividade integra a programação do COSMOS XIV, saiba mais em sescsp.org.br/cosmos



Oficina: Relógio Solar
Na atividade os participantes montam e aprendem a utilizar uma relógio solar horizontal, orientando-o com bússola ou mesmo com o próprio Sol. Atividade composta de dois momentos, sendo a primeira em local fechado e a segunda em local aberto.

Dia 30/7, quinta, diversos horários. Grátis.


Na oficina ASTROLÁBIO, os participantes montam e aprendem a utilizar um astrolábio náutico, tanto para fins de medições astronômicas e orientação como para medições terrestres.

Dia 31/7, sexta, diversos horários.

Inscrições: bit.ly/CosmosAstrolabio  


Um comentário:

Professor Zanon disse...

Olá grande Consa. Obrigado pelo seu apoio e presença. Agradecemos também o apoio da prefeitura.