AGENDA CULTURAL

12.8.15

Concurso de contos de Araçatuba é notícia em Portugal

 RTP NOTÍCIAS
Ana Filomena Amaral venceu o Prêmio Internacional do Conto "Cidade de Araçatuba"
Ana Filomena Amaral
A escritora Ana Filomena Amaral, com o conto "Mulheres de água", venceu o Prêmio Internacional "Cidade de Araçatuba", no Estado de S. Paulo, no Brasil, foi hoje divulgado.

O conto, adiantou à Lusa a autora, "aborda sobretudo o sofrimento das mulheres em todas as circunstâncias de crise, o peso que sobre elas recai para criar os filhos, gerir a casa com o magro orçamento familiar e as lágrimas que tantas vezes choram na calada da noite, escondidas do mundo, vertem a água de que são feitas".

O prêmio, no valor de dois mil reais (cerca de 535 euros), inclui a publicação do conto na coletânea "Contos 2015" e o convite para participar 6.ª Jornada de Literatura de Araçatuba, que se realiza de 14 a 18 de setembro próximo.

Em declarações à Lusa, a escritora afirmou que vai participar 6.ª Jornada de Literatura de Araçatuba, tanto mais que tinha previsto deslocar-se ao Brasil, para a apresentação e promoção do seu romance "O cassador de muros", publicado em outubro do ano passado.

Sobre a vitória, Ana Filomena Amaral disse que "foi completamente uma surpresa". "Concorri desportivamente; encontrei o concurso através da Internet e decidi participar pela graça, aliás apresentei o conto a outros concursos, também no Brasil, dos quais se aguarda o resultado, mas não estava à espera de uma estreia vitoriosa", afirmou a escritora.

Segundo a organização do galardão, esta é a 28.ª edição, embora o concurso tenha sido lançado há três décadas.

O júri desta edição foi constituído pelo presidente da Academia Araçatubense de Letras, Tito Damazo, e por outras personalidades das letras paulistas, designadamente, Ester Mian, Emília Goulart, Tharso José Ferreira, Carlos Brefore e Marilourdes Campezi.

Segundo a organização, o concurso "é uma forma de contribuir para estimular a produção literária, sendo há 30 anos da responsabilidade da secretaria municipal de Cultura de Araçatuba, Brasil.

Além do Prémio Internacional, ganho pela escritora portuguesa, foi distinguido, a nível Nacional (Brasil), o conto "A tonsura da vida conforme se rege", de José Humberto da Silva Henriques, e, a nível Regional, "Capitão do céu", do fotógrafo Mário Henrique Silveira Bueno.

Ana Filomena Amaral, de 53 anos, é mestre em História Econômica e Social Contemporânea pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, possui o curso de pós-graduação em Ciências Documentais/Biblioteconomia, atualmente é técnica superior do Ministério da Educação.

É autora dos romances "Uma porta abria-se a fogo" (1989), "O segredo do cavalo-marinho" (1995), "A casa da sorte" (2004), "A coroa de Góis" (2007).


Escreveu também as monografias históricas "Avintes na margem esquerda do Douro" (1993), "Góis entre o rio e a montanha" (1997) e "Maria de Lourdes Pintasilgo: Os anos da Juventude Universitária Católica Feminina -- 1952-1956" (2009).

OUTROS SITES TAMBÉM NOTICIARAM:


Nenhum comentário: