AGENDA CULTURAL

11.8.15

MAIS ÁGUA: hidrovia vai retomar atividades

                       
ONS aprova projeto de liberação de água para recuperação dos reservatórios

      “Liberada recuperação de reservatórios para retomada da navegação na hidrovia”

     O Operador Nacional do Sistema, que gerencia o aproveitamento dos reservatórios das usinas hidrelétricas no país vai iniciar as operações de transferência de água dos reservatórios localizados à montante das usinas de Três Irmãos (Rio Tietê) e Ilha Solteira (Rio Paraná). Esta ação permitirá o 
restabelecimento do nível necessário para retomada da navegação na hidrovia Tietê-Paraná até fevereiro de 2016. Esta decisão foi informada ontem ao Departamento Hidroviário de São Paulo, órgão vinculado à Secretaria de Logística e Transporte. A medida atende pedido de produtores de grãos, armadores e empresários do setor de navegação. Uma reunião está marcada na sede da Agência Nacional de Águas, em Brasília, na segunda-feira, para tratar do assunto.

     A navegação na Hidrovia Tietê-Paraná começou a ficar comprometida em maio do ano passado quando o nível dos reservatórios de Ilha Solteira e Três Irmãos, que são interligados pelo Canal Pereira Barreto, que começou a baixar. Para a navegação normal é necessário os reservatórios estarem na cota de 325 metros. Quando baixou, começou a haver restrição de calado e no início de junho, abaixo de 323 metros, a navegação foi interrompida. Em todo esse período, a cota 
permaneceu abaixo dos 320 metros. Isso significa que o nível do rio baixou mais de seis metros.

     No final do ano passado o Departamento Hidroviário fez alguns estudos e apresentou proposta ao NOS de restabelecer a navegação. Não foi aprovada, pois a prioridade era a geração de energia. Neste ano, o especialista Joaquim Riva (ex-diretor do DH) foi contratado por entidades representativas dos navegadores. A sua proposta era simples. Bastava as usinas à montante de Três Irmãos e de Ilha Solteira soltarem um pouco de água para elevar o nível e restabelecer a navegação. 



Foi exatamente isso que o Operador Nacional do Sistema informou agora. No comunicado não foi informado quando esta operação de transferência de água vai ser iniciada. Porém, acredita-se que seja rapidamente, pois o processo é lento e o objetivo é de restabelecer a navegação em fevereiro.

     Em entrevista exclusiva ao jornal O LIBERAL REGIONAL, há poucos dias, o presidente da Federação Nacional das Empresas de Navegação (Fenavega) Raimundo Holanda, disse que o objetivo era trabalhar para o restabelecimento da navegação em fevereiro, quando começa o escoamento da safra de grãos do Centro Oeste.

     O Departamento Hidroviário do Estado recebeu informações do Operador Nacional do Sistema 

(ONS) de que o órgão iniciará as operações para transferência de água dos reservatórios localizados à montante de Três Irmãos e Ilha Solteira. Esta ação permitirá o restabelecimento do nível necessário para retomada da navegação na hidrovia Tietê-Paraná até fevereiro de 2016.

         FECHAMENTO

     A interrupção da navegação atingiu o trecho entre Km 99,5 do reservatório de Três Irmãos e a eclusa de Nova Avanhandava. Foram prejudicadas especialmente as cargas de longo percurso (soja e milho) que vêm de São Simão (GO) e de Três Lagoas (MS), com celulose e madeira. A Tietê-Paraná 
conecta cinco dos maiores estados produtores de grãos, (Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Paraná).

         DESEMPREGO

     Com a interrupção da navegação, estima-se prejuízo superior a R$ 700 milhões. Ao longo da hidrovia, foram mais de mil demissões. Várias empresas de navegação tiveram de reduzir os quadros de funcionários, assim como estaleiros. As empresas processadoras de grãos já estavam.    


Cido Sério reafirma urgência de navegação na hidrovia em mais uma reunião na ANA

Prefeito araçatubense cobra medidas eficazes para restabelecer a navegação, já que mais de mil pessoas perderam o emprego
DA REDAÇÃO - ARAÇATUBA - O LIBERAL, 12/08/2015
T
Divulgação
Prefeito Cido Sério participa de mais uma reunião para garantir a navegabilidade













O prefeito Cido Sério intensifica atuação para assegurar a efetiva retomada da navegação na Hidrovia Tietê-Paraná. Em companhia dos vereadores Gilberto Batata e Jaime José da Silva, ele participou da primeira reunião da Agência Nacional de Águas (ANA), em Brasília (DF), na terça-feira (11), após anúncio do Departamento Hidroviário (DH) de São Paulo, feito no dia 7 de agosto.


O órgão vinculado à Secretaria de Logística e Transportes do Estado de São Paulo informou que a navegação deve ser retomada até fevereiro de 2016. O presidente da ANA, Vicente Andreu Guillo; o presidente da Fenavega (Federação Nacional das Empresas de Navegação Aquaviária), Raimundo Holanda Cavalcante Filho; o deputado federal Sinval Malheiros; representantes de sindicatos, produtores e empresas exportadoras de soja, e de demais órgãos envolvidos com o setor participaram da reunião.

O vereador Gilberto Batata oficializou pedido de apoio à ANA em nome de comissão especial da Câmara de Araçatuba, criada para realizar estudos e propor soluções objetivando a navegação na Hidrovia Tietê-Paraná, em Araçatuba e região. Além do presidente Gilberto Batata, os vereadores Jaime José da Silva e Cido Saraiva integram a comissão.

O Operador Nacional do Sistema (ONS), responsável pela coordenação e controle de operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica, aprovou projeto de transferência de água dos reservatórios das usinas de Três Irmãos (Rio Tietê) e Ilha Solteira (Rio Paraná), que permitirá o restabelecimento do nível necessário para navegação na hidrovia. Por isso, o anúncio do DH.

A navegação na Hidrovia Tietê-Paraná foi interrompida em maio de 2014, quando o nível dos reservatórios de Ilha Solteira e Três Irmãos, que são interligados pelo Canal Pereira Barreto, começou a baixar. No comunicado do DH não foi informado quando a operação de transferência de água será iniciada, mas o objetivo é restabelecer a navegação até fevereiro de 2016, quando começa o escoamento da safra de grãos da região Centro-Oeste.

AGENDA TIETÊ
A retomada da navegação é uma das prioridades do prefeito de Araçatuba em 2015, com ênfase desde o dia 29 de abril. “Visamos conciliar o uso múltiplo e destravar os gargalos operacionais, que estão dificultando a navegação na hidrovia num momento em que o País necessita tanto da diversificação de modais na matriz de transportes como de impulsionar a hidrovia no Oeste Paulista”, defende Cido Sério.

Nesse período, ele participou de várias reuniões em Brasília: com o ministro da Secretaria Nacional dos Portos, Edinho Araújo; de encontro da Federação Nacional das Empresas de Navegação Aquaviária (Fenavega); e de audiência com o ministro dos Transportes, Antonio Carlos Rodrigues. O principal objetivo foi manifestar sua preocupação com a paralisação da hidrovia e defender a reativação do transporte hidroviário.

Cido Sério também participou de reunião com o araçatubense Carlos Eduardo Gabas, ministro da Previdência Social, para abordar outro assunto relacionado ao rio Tietê: reativação plena das atividades do Estaleiro Rio Tietê, que está em dificuldades para manter a produção. E, por isso, demite funcionários. No dia 20 de maio, nova agenda foi cumprida com Gabas, sobre essa preocupação.

No dia 13 de julho, mais uma etapa da 'Agenda Tietê' foi concretizada. Ele esteve em reunião na Casa Civil da Presidência da República, em Brasília. Além de pontuar os prejuízos econômicos e sociais para Araçatuba e região, com a demora da decisão, destacou a preocupação com a credibilidade do modal hidroviário, com o estaleiro e possível retração de futuros investimentos.

Nenhum comentário: