AGENDA CULTURAL

28.8.15

Prefeitura de Araçatuba prepara as comemorações da Semana da Pátria

Programação também traz o tradicional hasteamento da bandeira, execução do Hino Nacional, show de MPB e desfile cívico e militar. Crianças farão apresentações artísticas

28.08.15 – A Semana da Pátria 2015, realizada pela Prefeitura de Araçatuba em parceria com a Polícia Militar e a Aara (Associação Araçatubense de Aeromodelismo), traz uma diversidade de atrações para comemorar a Independência do Brasil. Além das atividades realizadas tradicionalmente na Praça João Pessoa e dos desfiles, neste ano haverá música e o XX Encontro Nacional de Aeromodelismo.


No dia 4 de setembro, às 21h, os músicos Bolla e Leonam apresentarão o show acústico de MPB “Independência e Música”. Será no Teatro Castro Alves e a entrada deve ser retirada na Secretaria Municipal de Cultura mediante entrega de um litro de leite. O alimento arrecadado será doado ao Fundo Social de Solidariedade.

AEROMODELISMO

Um show aéreo com o comandante Luiz Dell`Áglio e seu avião acrobático Extra 230, com bomba de fumaça, vai marcar a semana da Pátria e o XX Encontro Nacional de Aeromodelismo, que será realizado nos dias 5, 6 e 7 de setembro no aeromodelódromo da Aara (Associação Araçatubense de Aeromodelismo), no bairro rural Engenheiro Taveira. O evento, realizado pela Aara com apoio da Prefeitura, terá entrada franca e pela primeira vez terá um espaço reservado para a Estação Taveira, a feira de artesanatos, comidas e doces produzidos pelos moradores do bairro.

PROVAS

Durante o evento haverá uma série de atrações, como provas de caça raposa, quando um avião decola levando uma fita e vários outros voam atrás com o objetivo de cortar a fita ou até mesmo abater o aeromodelo perseguido. Esta é uma prova que prende a atenção do público e em alguns casos acaba gerando prejuízo no caso de queda do equipamento.

Outra prova é o urubu fly, quando vários aeromodelos decolam ao mesmo tempo e após dois minutos todos os motores devem ser desligados. Os pilotos precisam ter habilidade para chegar ao solo "sem motor". Ganha o piloto que conseguir manter o avião no ar por mais tempo.

VELOCIDADE

De acordo com o presidente da Associação, Cláudio Corrêa, haverá demonstração de aeromodelos pylon race, que atingem velocidade superior a 350 km/h. Também haverá participação de diversos aeromodelos a jato. Outra atração do evento será a demonstração de aeromodelos Giant, que chegam a atingir a metade do tamanho dos aviões reais, que são os chamados de escala 50%, com motores de até 220 cilindradas.

Além de avião real de acrobacia, o evento terá participação de pilotos de paramotor e paratrike, da equipe M. Glider, que farão demonstração no local. O evento será nos dias 5, 6 e 7 das partir das 8h até as 18h. A abertura oficial está marcada para as 16h. O show aéreo está marcado para os dias 5 e 6 às 16h, com cerca de 20 minutos de duração. No sábado a noite haverá um show com a banda Black Dog, tocando AC/DC, Led Zeppelin, Eric Clapton, The Doors, Black Sabath e outros clássicos.

SHOW AÉREO

O show aéreo será executado pelo piloto Luiz Carlos Basson Dell`Áglio, piloto com mais de 16 mil horas de vôo, sendo 1.500 horas somente em acrobacias. Ele é vice-presidente da Acro (Associação Brasileira de Acrobacia Aérea). Ele está entre os melhores pilotos de acrobacia aérea do país e utiliza um Extra 230, um dos modelos mais cobiçados pelos pilotos da categoria.

7 DE SETEMBRO

Na manhã do dia da Independência haverá o hasteamento da bandeira e execução do Hino Nacional na Praça João Pessoas, às 08h. Na sequência, autoridades municipais farão o tradicional pronunciamento e acontecerão apresentações artísticas de crianças de escolas municipais. Às 9h, o público presente na praça iniciará a caminhada cívica rumo à Avenida dos Araçás, onde ocorrerá o Desfile Militar, com participação da Polícia Militar, Civil, Federal, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal, Tiro de Guerra e de fanfarras da cidade.

Nenhum comentário: