AGENDA CULTURAL

5.10.15

Jornal norte-americano elogia o prefeito Haddad, de São Paulo

Após ter sido descrito como "visionário" pelo The Wall Street Journal, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), voltou a ser elogiado pela imprensa norte-americana; reportagem do The New York Times destaca o papel de Haddad nas políticas de mobilidade da capital paulista; texto diz que São Paulo passou de uma cidade que investia pouco em transporte público e destruía áreas verdes, a uma que vem mudando seu perfil para priorizar o transporte de massa; "A classe média passou a se abrigar atrás de muros e alguns da elite preferem até usar helicópteros a ter que pisar nas ruas de São Paulo", diz o jornal; "Mas, agora, uma reviravolta liderada pelo prefeito de esquerda está alcançando algo antes tido como impossível: desafiar a supremacia do automóvel"
SP 247 - Após ter sido descrito como "visionário" pelo The Wall Street Journal, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), voltou a ser elogiado pela imprensa norte-americana. 
Reportagem publicada nesse domingo, 4, pelo jornal The New York Times destaca o papel de Haddad nas políticas de mobilidade da capital paulista. Entitulado "Enfrentando resistência, um prefeito luta para aliviar engarrafamentos em uma megacidade brasileira", o texto destaca tanto a abertura de vias públicas para pedestres, caso da Avenida Paulista e do Minhocão, como o debate sobre mobilidade urbana que medidas como a implantação de ciclovias e corredores de ônibus suscitou entre os paulistanos.
O texto diz que São Paulo passou de uma cidade que investia pouco em transporte público e destruía áreas verdes, a uma que vem mudando seu perfil para priorizar o transporte de massa. "A classe média passou a se abrigar atrás de muros e alguns da elite preferem até usar helicópteros a ter que pisar nas ruas de São Paulo", diz o jornal. "Mas, agora, uma reviravolta liderada pelo prefeito de esquerda está alcançando algo antes tido como impossível: desafiar a supremacia do automóvel."
O jornal novaiorquino destaca também, apesar dos paulistanos, muitos admitem que as políticas estão abrindo caminho para uma maior qualidade de vida. "De fato, partes da Avenida Paulista, a via mais proeminente da cidade, evocavam as praias do Rio de Janeiro, com banhistas esparramados em toalhas de sol quando autoridades a fecharam para carros em um domingo recente."
Leia aqui a reportagem no site do The New York Times. 

Nenhum comentário: