AGENDA CULTURAL

21.10.15

O papelão de Hélio Bicudo


Filho do advogado Hélio Bicudo, José Eduardo, enviou a Lula uma carta em resposta à que recebeu do ex-presidente no início de outubro, publicada pelo DCM; e fala, no momento em que seu pai apresenta uma nova versão de seu pedido de impeachment, da aproximação de Hélio Bicudo com "aqueles que hoje pregam o golpe"; "Não há como isentá-lo de responsabilidades, ainda mais que ele continua a se manifestar de maneira raivosa e grotesca, com argumentos que contradizem a sua história de vida de até pouco tempo atrás"

Carta de Lula ao filho de Hélio Bicudo, José Eduardo
Carta do filho ao ex-presidente Lula, clique aqui.

A estranha justiça de Hélio Bicudo e Miguel Reale Júnior


Hélio Bicudo e Lula nos primórdios do PT
Hélio Consolaro*

Confesso, caro leitor, que fico abestalhado com a posição política do advogado Hélio Bicudo. Ele que ajudou a fundar o PT, ficou tantos anos nele, agora está do lado dos adversários de "forma raivosa e grotesca" como diz o seu próprio filho José Eduardo, porque tem mágoas de Lula.

Que papelão, doutor. Relutei em escrever este texto, o fiz como forma de catarse, estou muito decepcionado com o Dr. Hélio Bicudo. Não irei ironizar, nem partirei para o deboche, porque não vejo a situação assim. 

Não nego a ninguém o direito de mudar de lado na vida, ser uma metamorfose ambulante, mas isso pode ser feito de forma diferente. Já andei com Hélio Bicudo pelas ruas de Araçatuba, fazendo campanha eleitoral para ele. Uma pessoa calma, fala mansa, sem nenhuma relação com o imponderável. 

Meu xará atualmente é um nonagenário (mais de 90 anos de idade), não tem pretensão política. Tomar atitudes radicais apenas movido por maus sentimentos é uma negação à sua rica biografia. Se fosse um jovem afoito, compreenderia. Radicalismo ou atitudes radicais depois dos 40 anos de idade é burrice.  O PT perdeu uma personalidade significativa, mas do jeito que fez, Bicudo se desqualificou. Confesso que sinto dó dele, pessoas sem moral alguma manipulando um homem de tanta moral.

Estou com 67 anos. Fui vereador com 35 anos de idade pelo PT. Hoje, vejo minha atuação na Câmara Municipal de 1983-88, que foi bem radical e barulhenta, não me arrependo, mas se fosse hoje, faria diferente, porque a experiência me deu lições.

Se algum dia eu sair do PT, o farei de forma silenciosa, sem menosprezo, sem alarde, afinal, tenho que considerar minha trajetória, a história que construí dentro do partido. 

Procuro não ter mágoas, porque não guardo ódio no congelador. Raiva e ódio precisam apodrecer no dia seguinte.  

*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Secretário municipal de Cultura de Araçatuba-SP

Nenhum comentário: