AGENDA CULTURAL

21.11.15

Caminhada: Passos que salvam, Araçatuba

  
Araçatuba aderiu novamente à Caminhada Passos que Salvam, em prol do Hospital de Câncer Infantojuvenil Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de Barretos. O evento será realizado no próximo dia 22, às 9h, com saída na avenida Café Filho. O objetivo é alertar sobre os sintomas e diagnóstico precoce do câncer em crianças e adolescentes, para aumentar a chance de cura. A renda obtida com os kits será revertida ao Hospital do Câncer.

A campanha em Araçatuba está sendo coordenada pelo grupo Filhas de Jó, da Loja Maçônica Tupy, com apoio do grupo DeMolay e Prefeitura, por meio das secretarias municipais de Participação Cidadã, Saúde e Mobilidade Urbana. Segundo Andrea Brandino, uma das organizadoras, é importante essa sensibilidade para identificar os primeiros sintomas do câncer. "Às vezes, o câncer se manifesta de formas aparentemente comuns, e é difícil ter esta percepção. A caminhada serve para alertar os pais e conscientizar sobre os perigos da doença".

Em Araçatuba são esperadas mais de 1000 pessoas. Os interessados podem colaborar comprando um kit que contém um boné, camiseta, cadarços e squeeze, na cor laranja, escolhida para 2015. Mas qualquer pessoa pode participar, não sendo obrigatória a aquisição do kit.

O trabalho de conscientização já é realizado nos Estados Unidos, onde o índice de cura do câncer em crianças e adolescentes é de 95%. No Brasil, o índice é de 55%. Devido à parceria feita com hospitais norte-americanos, as cidades que aderem ao programa têm direito de enviar equipe de profissionais da saúde para participar de treinamento em Barretos, cujos profissionais estão em contato direto com especialistas norte-americanos do Hospital MD Anderson Câncer Center e St. Jude, em Memphis. Informações sobre pontos de venda com Andréa Gaspar: 18 99716.1954


SINAIS E SINTOMAS DO CÂNCER INFANTOJUVENIL

Muitas crianças e adolescentes com câncer chegam ao centro especializado de tratamento com a doença em estágio avançado por diversos fatores:
• desinformação dos pais
• medo do diagnóstico
• desinformação dos médicos

Algumas vezes, o diagnóstico é feito tardiamente porque a apresentação clínica e as características de determinados tipos de tumores podem não diferenciar muito de doenças comuns na infância. Por isso, o conhecimento acerca do câncer é determinante para um diagnóstico seguro e rápido.
Quando o diagnóstico é feito precocemente, as chances de cura são muito maiores. Estima-se que as taxas de cura variam de 0 a 60% em países menos favorecidos, mas que poderiam chegar a 80-90% se diagnosticadas precocemente e tratadas em hospitais especializados, como acontece em alguns centros internacionais. A maioria dessas crianças terá vida normal após o tratamento adequado.

Existem diferentes sinais pelos quais é possível supor que uma criança tenha algum câncer. Portanto, fique atento se a criança apresentar:
• dores de cabeça pela manhã e vômito
• caroços no pescoço, nas axilas e nas virilhas (ínguas que não resolvem)
• dores nas pernas que não passam e atrapalham as atividades delas
• manchas arroxeadas na pele, como hematomas ou pintinhas vermelhas
• aumento de tamanho da barriga
• brilho branco em um ou nos dois olhos em fotografia tirada com flash

LEUCEMIAS

É o câncer mais comum na infância, variando de 25 a 35% dos casos. É caracterizada pela produção excessiva de células brancas anormais, superpovoando a medula óssea e impedindo que as células normais sejam produzidas provocando infecções, palidez, sangramentos, dor nos ossos e articulações, fadiga, fraqueza, febre e perda de peso. As leucemias podem ter índices de cura de até 90%.

TUMORES DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL

Os tumores do sistema nervoso central, cérebro e cerebelo são os tumores sólidos mais frequentes na infância e representam próximo de 20% dos cânceres infantis. Podem causar dores de cabeça, náuseas, vômitos, visão turva ou dupla, tontura e dificuldade para caminhar ou manipular objetos.

LINFOMA NÃO HODGKIN

Conhecido como câncer do sistema linfático, pode estar presente em qualquer parte do corpo, principalmente no tórax e abdome. Na barriga, pode causar parada de evacuações e dor na região. Quando o linfoma é no tórax, pode causar tosse ou falta de ar. Ao ser diagnosticado precocemente, os índices de cura são de 80%.

NEUROBLASTOMA

Na maioria dos casos acomete lactentes (crianças que ainda bebem o leite materno) e menores de 10 anos. Esse tumor pode se iniciar em qualquer lugar, mas geralmente, aparece na barriga, tórax, pescoço ou perto da coluna vertebral. É notado como inchaço, podendo também causar dor óssea e febre.
Todos os tumores do abdômen podem ser confundidos com verminose. Se a criança tem aumento da barriga que não melhora, deve-se procurar um médico para avaliação. Os tumores que crescem próximos da coluna vertebral podem causar fraqueza nas pernas, dor e perda do controle da eliminação de fezes e urina. Os neuroblastomas são tratados com cirurgia e quimioterapia. Em alguns casos, indica-se radioterapia e transplante de medula.

TUMOR DE WILMS

Inicia em um, ou raramente, em ambos os rins, manifestando-se como uma massa no abdômen, geralmente palpado pelas mães na hora do banho. Mais frequentemente encontrado em crianças de 3 e 4 anos de idade. Pode mostrar-se como um inchaço ou caroço na barriga. A criança pode apresentar ainda sangue na urina, dores abdominais e pressão alta. O exame mais indicado para o diagnóstico é o ultrassom. A cura está estimada em torno de 90% dos casos.

SARCOMAS DE PARTES MOLES

São tumores que podem ocorrer em músculos, gordura e articulações. Afetam tanto crianças, quanto adolescentes e adultos. Existe um aumento progressivo, inchaço no local do tumor e, em geral, há dor e a pele pode ficar vermelha.
Os sarcomas podem aparecer na cabeça, no pescoço, na área genital, nos braços e nas pernas. Em adolescentes, pode localizar-se na região dos testículos, provocando aumento do escroto, sendo confundido com hérnias. Para diagnosticar os sarcomas é muito importante que um médico experiente em câncer realize uma biópsia a fim de examinar o tumor no microscópio. O tratamento dos sarcomas é feito em geral com cirurgia e quimioterapia.

TUMORES ÓSSEOS

São mais frequentes em adolescentes. Quase sempre a criança conta que teve uma batida, que causou dor, mas que não foi embora. Provoca dor óssea, que piora à noite ou com atividade, e pode causar inchaço na área ao redor do osso. O local mais comum é logo acima ou logo abaixo do joelho. A pele pode ficar vermelha e quente e, quando o tumor cresce, é possível ver também um inchaço no local. Podem ser confundidos principalmente com infecções ou dores de crescimento.

Para diagnosticá-lo, é importante fazer raio X do local doloroso, e um médico ortopedista, com bastante experiência em câncer, deve realizar uma biópsia com agulha sem cortar a pele. Os tipos mais comuns de tumores ósseos malignos são osteossarcoma e Sarcoma de Ewing. O tratamento é feito com cirurgia e quimioterapia. O diagnóstico precoce aumenta as chances de cura para até 70%.

RETINOBLASTOMA

No retinoblastoma, um sinal importante é o chamado “reflexo do olho do gato”, que é o embranquecimento da pupila quando esta é exposta à luz. Geralmente, acomete crianças antes dos 3 anos. Atualmente, a pesquisa desse reflexo pode ser feita desde a fase de recém-nascido. Alguns retinoblastomas são hereditários. Se outras pessoas da família já tiveram o tumor, as crianças devem ser examinadas por um oftalmologista experiente a partir do nascimento, para que o diagnóstico seja o mais precoce possível.

DOENÇA DE HODGKIN

É um tumor que acomete gânglios e o baço, sendo mais frequente em adolescentes. A maioria dos casos começa com adenomegalias, que são “ínguas” que vão crescendo. A criança pode apresentar febre prolongada e perda de peso. O diagnóstico do Linfoma de Hodgkin é feito através de biópsia de um gânglio aumentado de tamanho. O tratamento é feito com quimioterapia e radioterapia. Atualmente, em cada 100 crianças tratadas, 85 ficam completamente curadas 

Nenhum comentário: