AGENDA CULTURAL

14.11.15

Mudar o mundo - nós podemos

14.11.15 - O Movimento Estadual pela Cidadania e Solidariedade do Estado de São Paulo (Nós Podemos - SP) promoverá nos dias 18 e 19 de novembro Seminário de Municipalização dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMMAS). O evento acontecerá no auditório do Paço Municipal.

O encontro visa engajar a sociedade para atuação conjunta, com ações e projetos, além de mobilizar autoridades e lideranças para que se comprometam em superar os ODM. No dia 18, das 8h30 às 17h30, será feita apresentação desses objetivos, contextualizando as decisões mundiais para o desenvolvimento. Uma breve análise sobre a situação dos indicadores do milênio, em nível local, oferecerá elementos para subsidiar a principal meta do dia: criação do Núcleo ODM/ODS Araçatuba.

Após a definição do grupo de trabalho para coordenar os primeiros passos do Núcleo ODM/ODS Araçatuba, oficina de planejamento e diálogo sobre desenvolvimento serão os enfoques no dia 19, das 8h30 ao meio dia. Os participantes serão motivados a mobilizar e articular os três setores da sociedade para realização de ações conjuntas que contribuam para o alcance dos ODM e também para a próxima etapa, de 2016 a 2030: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) foram estabelecidos em 2000, na Declaração do Milênio. Com 191 países, inclusive o Brasil, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou uma série de compromissos concretos. Se cumpridos nos prazos fixados, segundo os indicadores quantitativos que os acompanham, deverão melhorar o destino da humanidade neste século. O evento é gratuito e tem vagas limitadas. Para participar, basta confirmar presença pelo e-mail smmas@aracatuba.sp.gov.br.

MULTIPLICADORES

Os três profissionais que coordenarão as atividades são capacitados pelo PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), focado em divulgar e multiplicar o alcance dos ODM, rumo à Agenda 2016-2030: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), no Estado de São Paulo. Eles também integram o Movimento Estadual pela Cidadania e Solidariedade. 

Izabel Cristina Merloto
Graduada em administração de empresas e pós-graduada em gestão empresarial e políticas públicas
Funcionária do Banco do Brasil, é gestora da área de Responsabilidade Socioambiental (RSA), em São Paulo
Secretária de Mobilização do Núcleo Estadual de São Paulo

Dora Lima
Graduada em ciências contábeis e pós-graduada em educação ambiental
Ativista socioambiental desde 1992, presente em todas as conferências da ONU realizadas no Brasil
Palestrante na área de sustentabilidade: educação socioambiental

Bernardo Marin Neto
Graduado em publicidade e propaganda e relações públicas
Funcionário do Banco do Brasil

Nenhum comentário: