AGENDA CULTURAL

17.11.15

Osvaldo Magro Filho e a Turma do Bem levam alegria

ONG foi fundada em 2002 e hoje conta com 16 mil dentistas solidários


Atriz Global Lú Grimaldi anuncia que Doutor Osvaldo Magro Filho está entre os 10 melhores coordenadores da Turma do Bem
Jornal O LIBERAL - Araçatuba, 10/11/2015

Formado em 1986 pela Faculdade de Odontologia de Araçatuba Unesp, e pós-doutorado na Nortwestern University em 1996 e 1997, o doutor Osvaldo Magro Filho, 49 anos, atua hoje como coordenador regional da Turma do Bem de Araçatuba.

A Turma do Bem é uma ONG fundada em 2002 com o objetivo de mudar a percepção da sociedade sobre a questão da saúde bucal daqueles que não tem condições financeiras para fazer tratamentos dentários. O principal projeto desta ONG é o Dentista do Bem, que conta com trabalhos voluntários de cirurgiões-dentistas que atendem crianças e adolescentes de baixa renda, proporcionando tratamento gratuito até completarem 18 anos.

Hoje esse projeto conta com 16 mil voluntários, e são mais de 58 mil jovens sendo atendidos no Brasil, na América Latina e em Portugal. Esses pacientes são selecionados por grau de necessidade em triagens realizadas em escolas da rede pública e organizações sociais de todo o Brasil. “Como dentista eu recebo em minha clínica os jovens carentes e presto o atendimento como se fosse um cliente particular, o acompanhamento é feito até o jovem completar 18 anos, quando completado ele é desligado da rede” explica.


Outro projeto criado em 2012 chama-se Apolônias do Bem, onde é oferecido tratamento odontológico para mulheres vítimas de violência doméstica e tiveram a dentição afetada durante as agressões. “Nesse projeto nós prestamos também atendimento para essas mulheres selecionadas em cada cidade, elas são selecionadas de acordo com cada necessidade, relativo ao seu problema bucal” explica.

Premiação anual do melhor dentista da rede

O melhor dentista pra Turma do Bem é aquele que faz mais pelo social, que melhora o social, ou que atende mais jovens carentes e que promove a Turma do Bem na sua localidade. Esse ano o relatório de Araçatuba, da qual o Dr. Osvaldo representa junto com a Dra. Sandra Borghi, ficou entre os 10 melhores do mundo.

“Esse é um fato bacana, em 2013 nosso relatório foi o melhor do mundo, no ano passado ficou entre os cinco melhores do mundo, esse ano nosso relatório ficou entre os 10 melhores do mundo. Então é bacana que o trabalho está consistente, porque não é flutuação, um ano muito ruim, um ano muito bom, está numa constância dentro dos top teen em comparação ao restante que é a américa Latina, Portugal” conta.

Doutor Osvaldo Magro Filho exerce essa função como embaixador da Turma do Bem. O embaixador é aquela pessoa que tem o relatório muito bom e que pode falar pela Turma do Bem. Uma pessoa que consegue se comunicar com a mídia, e que pode estar contando o que está acontecendo.

Cidade mais solidária no mundo
A cidade de Ilha Solteira foi homenageada como a terceira cidade mais solidária do mundo no que diz respeito a Turma do Bem. Coordenado pela Doutora Vânia Maria Magro, a cidade foi eleita com mais de sete mil votos, através de votação feita pela internet.

Campanha de Natal

A Campanha de Natal realizada pela Turma do Bem consiste em receber ajuda de todos para contribuir com o tratamento dentário de um jovem carente. Segundo o Doutor Osvaldo a pessoa que pretende ajudar deve se dirigir até a Avenida da Saudade, 200, e comprar um ticket no valor de R$ 30. “Nesse endereço nós temos um box que dentro dele tem um jovem desdentado, ao doar esse valor a pessoa e retirar o ticket, o jovem aparece sorrindo, essa é a possibilidade de todos ajudarem. A gente sabe que a cada R$100 de contribuição é um jovem atendido, esse é o custo operacional, então essa é a campanha que vamos realizar neste final de ano” explica.

Nenhum comentário: