AGENDA CULTURAL

15.11.15

Estrada de ferro e política


Capa do livro

Palestra do autor com noite de autógrafo, quinta-feira, 10/12/2015, 19h30, na sede da Academia Araçatubense de Letras, na rua Joaquim Nabuco, 210 - centro de Araçatuba


Meu amigo Mike (Walter Volpe), da subsede de Araçatuba do Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados do Estado de São Paulo, me chamou para uma conversa e me passou um grosso volume do livro "Sorocabana, União e Luta", onde o militante político de esquerda Antônio Pedro Júnior relata suas lutas como ferroviário, prefaciado pelo sindicalista Antônio Neto. Leia o prefácio aqui.  

O chefe do Museu Histórico Pedagógico Cândido Rondon, José Fernando Bacelar, adora a história da antiga NOB - Estrada de Ferro Noroeste do Brasil - de cuja estação nasceu Araçatuba. Além, ele está terminando o Curso de História na UniToledo. Seria a pessoa ideal para fazer a resenha do livro, publicada abaixo. 


Vamos organizar o lançamento do livro em Araçatuba, certamente na sede da Academia Araçatubense de Letras, conforme já autorizou o seu presidente, o escritor e professor Tito Damazo, pois a sede atual da AAL eram duas casas da antiga Vila Ferroviário. Tudo a ver: livro e ferrovia. Além do mais, Antônio Pedroso Júnior é filiado à União Brasileira de Escritores (UBE). 

TEXTO A SEGUIR É DE JOSÉ FERNANDO BACELAR - “Sorocabana União e Luta” uma história marcada por lutas e intensa repressão, assunto do sétimo livro do militante politico e memorialista da esquerda  Antônio Pedroso Junior, que viveu os tempos áureos das estradas de ferro, em especial a Sorocabana, e que assistiu seu sucateamento após o golpe militar em 1º de Abril de 1964.
Antônio Pedroso Júnior


No subtítulo, “Uma estrada de ferro no coração do Brasil”, nos leva interpretar a vontade de uma nação se desenvolver de forma mais justa e igualitária por meio de exemplos da organização dos sindicatos ferroviários da época.

Nessa obra procura mostrar histórias de luta para fazer com que leis fossem cumpridas, histórias de trabalhadores que foram demitidos e presos por serem contra um regime ditatorial, as lutas de classes, a organização sindical na ferrovia a opressão e perseguição dos funcionários que faziam parte da liderança sindical que lutavam por melhores condições de trabalho e salários, antes e durante o regime militar, são relatos históricos sobre o período pré-ditadura e também durante os anos mais difíceis do regime. Com base em jornais de época, relatos de sobreviventes e familiares, o autor traz a história de vários "heróis" que quase nunca são lembrados pela população.

Com um registro biográfico das principais lideranças sindicais ligadas à EFS narrando suas trajetórias e experiências vividas no período em pauta, com riqueza de detalhes, nos faz refletir sobre o momento que estamos vivendo, quando muitos que não conhecem nossa história e nossa trajetória, ficam falando em voltar o regime militar, o leitor poderá entender mais como funcionava o regime militar, como eram as perseguições e a censura. Como o regime deixou de investir em ferrovias para enfraquecer e exterminar uma categoria de trabalhadores que influenciou outras em busca de direitos.

Essas lutas dos ferroviários e do proletariado em geral já aconteciam desde a era Vargas e se complicou no governo Dutra, que após abrir o mercado para as multinacionais sucateou a ferrovia, enfraquecendo os movimentos sindicais, favorecendo o capital estrangeiro com mão de obra barata, e que deixou o povo brasileiro por longos quatro anos sem aumento salarial, as duras conquistas conseguidas pelos sindicatos organizados em favor do operariado foram aos poucos tirados.

Natural de Bauru e que atualmente reside em Sorocaba com sua esposa e filho, o autor Antônio Pedroso Junior escreveu outras seis obras que com o mesmo enfoque, são de sua autoria as obras: "Subsídios para a História da Repressão em Bauru" (1979), "Porões sem Limites" (1999), "Márcio, o Guerrilheiro" (2003), "Sargento Darcy, Lugar Tenente de Lamarca" (2003), "Subversivos Anônimos" (2007) e co-autor de "Futebol e Ditadura" (2011).  

SOROCABANA UNIÃO E LUTA foi escrito com base em depoimentos de protagonistas da história e de documentos extraídos junto ao Arquivo Histórico de São Paulo, relatando a história da UNIÃO e trazendo pequenas biografias dos 43 demitidos. 450 páginas, R$ 40,00. 


Onde encontrar?
Esquerda Marxista Bauru – Rua Azarias Leite, 7-54

Nenhum comentário: