AGENDA CULTURAL

20.11.15

Prefeitura de Araçatuba adere aos oito objetivos de desenvolvimento do milênio

18.11.15 - O Seminário de Municipalização dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) foi aberto na quarta-feira (18) com assinatura do prefeito Cido Sério em termo de adesão a esse compromisso. “Nós precisamos nos manifestar pela paz, chamar atenção das pessoas para isso. Cumprir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio nos permitirá construir um mundo de solidariedade e justiça", enfatizou o chefe do Executivo.

O evento foi realizado pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMMAS), em parceria com o Movimento Estadual pela Cidadania e Solidariedade de São Paulo (Nós Podemos - SP) e Governo Federal. A Secretaria Geral da Presidência da República, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade estão integrados.

A cerimônia de abertura no Paço Municipal contou também com as presenças das vereadoras Beatriz Soares Nogueira e Tieza Marques; dos secretários municipais Cidinha Lacerda (Participação Cidadã) e Jorge Hector Rozas (Meio Ambiente e Sustentabilidade); e de representantes dos ODM: secretária de Mobilização do Núcleo Estadual de São Paulo, Izabel Cristina Merloto e Valter Severino Gonçalves, funcionário do Banco do Brasil.

A secretária Cidinha Lacerda salientou que "todos aqui estão comprometidos com o desenvolvimento da paz. Já superamos algumas partes técnicas. Porém, se não superarmos as desigualdades, é impossível fomentar a cultura da paz".


Em agradecimento ao prefeito, o secretário Jorge Rozas disse que a liderança política de Cido Sério permitiu e incentivou a ele trabalhar com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. "É preciso vontade, dedicação e estrutura para cumprir os objetivos. Espero que durante os dois dias de seminário haja um ótimo trabalho para elaboração de ações. E, além de mostrar indicadores de avanços, que também procuremos melhorar no que for necessário".

A secretária de Mobilização do Núcleo Estadual de São Paulo, Izabel Cristina Merloto, explicou que o envolvimento do governo municipal é imprescindível para melhores resultados na busca por atingir os ODM. "Cada vez que visitamos um município aprendemos muito com os planos e projetos municipais. Aproveito a oportunidade para parabenizar Araçatuba pelo sancionamento do Plano Municipal de Educação".

SEMINÁRIO

O evento  visa engajar a sociedade para atuação conjunta, com ações e projetos, além de mobilizar autoridades e lideranças para que se comprometam em superar os ODM.Primeiramente foi apresentado um vídeo didático sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, seguido de execução do Hino Nacional.

O primeiro dia de seminário enfocou a contextualização das decisões mundiais para o desenvolvimento. Uma breve análise sobre a situação dos indicadores do milênio, em nível local, ofereceu elementos para subsidiar a principal meta do dia: criação do Núcleo ODM/ODS Araçatuba.

No segundo dia (19), oficina de planejamento e diálogo sobre desenvolvimento serão os enfoques, das 8h30 ao meio dia. Os participantes serão motivados a mobilizar e articular os três setores da sociedade para realização de ações conjuntas que contribuam para o alcance dos ODM, e também para a próxima etapa, de 2016 a 2030: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) foram estabelecidos em 2000, na Declaração do Milênio. Com 191 países, inclusive o Brasil, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou uma série de compromissos concretos. Se cumpridos nos prazos fixados, segundo os indicadores quantitativos que os acompanham, deverão melhorar o destino da humanidade neste século.

Nenhum comentário: