AGENDA CULTURAL

23.12.15

Artistas restauram painel da Santa Casa


Talita Rustichelli - Texto: Folha da Região
Fotos: Magrão

O painel pintado em azulejos que fica na parede da entrada da Santa Casa de Araçatuba foi restaurado pelas mãos das artistas plásticas Moema Madrid, de Araçatuba, e Rose Fávero, de Birigui. Foram cerca de 05(cinco) meses de muito trabalho, realizado no primeiro semestre deste ano. Para isso, somaram suas experiências de origens diferentes em arte sacra.

Enquanto Moema especializou-se em técnicas de azulejos e porcelana, Rose colocou em prática o conhecimento adquirido em diversos cursos na área de restauração e nos projetos realizados por ela na região e também em outros lugares.

A imagem mostra Jesus acolhendo enfermos e foi originalmente pintada por uma freira, nos anos 1970(um mil novecentos e setenta). “É um painel que sempre me chamou atenção. Quem diria que um dia iria restaurá-lo!”, comenta Moema.


Cerca de 150(cento e cinquenta) azulejos que compõem o painel foram cuidadosamente retirados, um a um, pelas artistas, e a restauração foi feita em partes, no ateliê de Moema. Quando as partes ficavam prontas iam sendo recolocadas no lugar. Tudo foi minuciosamente medido e fotografado, antes. 
Santa Casa de Araçatuba
Parabenizo a Santa Casa pela atitude de recuperar tal obra de arte, porque nem sempre as direções de estabelecimentos têm tal sensibilidade, não avaliam o valor agregado que a arte acrescenta ao nosso cotidiano e, na caso, valor religioso. Muitos preferem, ao reformar o prédio, se verem livres da obra, não querem gastar com sua restauração. 
HÉLIO CONSOLARO, secretário municipal de Cultura de Araçatuba-SP

Nenhum comentário: