AGENDA CULTURAL

23.12.15

Mike, o frango que viveu mais de um ano sem cabeça

Mike ficou famoso como 'milagroso frango sem cabeça' e rodou os Estados Unidos em espetáculos para o público
Neste Natal, cabeças de frango vão rolar, ou melhor, já rolaram, serão oferecidos nos supermercados, inteiro ou em pedaços. A BBC de Londres conta-nos um caso de Mike, um frango que sobreviveu por 18 meses sem cabeça. LEIA A SEGUIR A MATÉRIA
Há 70 anos, um fazendeiro decapitou um frango no Colorado, Estados Unidos, mas uma coisa curiosa aconteceu: a ave 'se recusou' a morrer. Mike, como ficou conhecido o fatídico frango, sobreviveu por 18 meses e se tornou famoso. Mas como ele viveu sem a cabeça por tanto tempo?

Site da BBC
Em 10 de setembro de 1945, Lloyd Olsen e sua esposa Clara estavam matando frangos na fazenda da família em Fruita, no Estado de Colorado.
"Eles chegaram ao fim do dia e um frango ainda estava vivo e andando para lá e para cá", conta o bisneto do casal, Troy Waters, que também é um fazendeiro em Fruita. O frango saiu correndo e não parou mais.
Eles o deixaram pela noite em uma caixa de maçãs e, quando Lloyd Olsen levantou na manhã seguinte, foi checar o que havia acontecido. "O maldito frango ainda estava vivo", disse Waters.
"Virou parte da história esquisita da nossa família", conta Christa Waters, a esposa de Troy.
A família Olsen recibia cartas com frequência sobre Mike. Nem todas eram positivas. Foto: Familia Waters.
Waters ouviu a história quando era pequeno, após seu bisavô ter ido morar na casa de sua família. Ele já não podia mais sair da cama e, como o quarto dele era logo ao lado do de Waters, o menino ouvia muitas histórias do velhinho antes de dormir.
"Ele levou os restos do frango para vender no mercado de carne", conta o bisneto.
"Pegou o frango decapitado – e, naquela época, ainda usava uma carroça como meio de transporte – levou-o na bagagem e começou a apostar com as pessoas que tinha um frango sem cabeça valendo uma cerveja ou alguma outra coisa."
Troy Waters suspeita que seu bisavô tentou várias vezes repetir o feito com outros frangos.

A conversa se espalhou pela cidade sobre o "milagroso frango sem cabeça". O jornal local enviou um repórter para entrevistar Olsen e duas semanas depois, um produtor de um espetáculo chamado Hope Wade viajou quase 500km de Salt Lake City para encontrar o 'dono do frango sem cabeça'. Ele tinha uma proposta simples: levar o frango para o espetáculo – e eles ganhariam um dinheiro com isso.
"Naquela época, década de 1940, eles tinham uma pequena fazenda e passavam dificuldades. Isso os motivou a aceitar a proposta", explica Waters.

Nenhum comentário: