AGENDA CULTURAL

9.12.15

Retreta Natalina prepara a cidade para as festas de fim de ano

08.12.15 - A tradicional Retreta Dominical na praça Rui Barbosa, que há um ano e meio traz opções musicais diferenciadas e outras atrações artísticas no primeiro dia da semana, incorporou o espírito natalino desde o primeiro domingo de dezembro (6). Nessa noite teve início o evento Retreta Natalina, promoção da Prefeitura de Araçatuba por meio da Secretaria Municipal de Cultura. “Foram momentos especiais, que marcaram a estreia desse novo viés do projeto Retreta Dominical. E em grande estilo, com a Corporação Musical Fundação Polícia Mirim ”, destaca o secretário de Cultura Hélio Consolaro.
A terceira apresentação na retreta temática, na praça Rui Barbosa, acontecerá na quarta-feira (9), a partir das 19h30, com alunos da escola municipal Professora Carmélia Mello Fonseca, no bairro Planalto. O projeto-piloto Cantata de Natal envolve 200 crianças participantes do projeto Catira na Escola, do Centro de Tradições Culturais de Araçatuba, focado no canto e na dança de catira.
"Cantata de Natal é fruto do trabalho de três profissionais especializados em música e dança: professores Fernanda Colli (dança de catira), Sérgio Esteves (iniciação musical para violão) e regente Viviane Brandão (iniciação musical para coral). Queremos proporcionar aos alunos o contato com a música e com o canto, em especial. É uma grande oportunidade de inserir as crianças no universo musical. Não almejamos formar profissionais, mas bons apreciadores de diferentes estilos musicais", afirma a presidente do Centro de Tradições Culturais, Cláudia Colli. Essa iniciativa é uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
Cláudia Colli diz que “nosso desejo é de que a Cantata de Natal seja apenas  uma pequena semente para as futuras gerações, e que possa germinar em todas as escolas de Araçatuba”. E cita os objetivos do projeto: “inserir as crianças no universo musical, desenvolver o senso rítmico e melódico delas, resgatar repertório folclórico, sensibilizar e aguçar o ouvido musical, destacar valores de cidadania, incentivar a postura estudantil, valorizar a escola, auxiliar na formação acadêmica, preparar os alunos para comemorações cívicas e folclóricas, além de integrar a família nas atividades”.
O secretário municipal de Educação, Luiz Carlos Custódio, acrescenta que “o trabalho com a dança (catira e balé) e agora com esse novo projeto (Cantata de Natal) valoriza a formação integral do aluno, fazendo com que a sensibilidade artística aflore ainda na infância. É muito importante incentivar as expressões artísticas de dança e música na escola”.

AGENDA DA RETRETA NATALINA
Confira a programação do projeto Retreta Natalina após as apresentações do dia 9, com Cantata de Natal e dos dois primeiros dias: 6 de dezembro, com a Corporação Musical Fundação Polícia Mirim, e dia 7 com o Grupo Amigos da Seresta (fotos), ambas na praça Rui Barbosa.

Dia 09 (terça-feira), às 19h30, na praça Rui Barbosa: Cantata de Natal - Emeb Carmélia Melo Fonseca

Dia 10 (quinta-feira), às 19h30, na praça Rui Barbosa: King Kids - Comunidade Evangélica de Araçatuba



Dia 15 (terça-feira), às 19h30, na praça Rui Barbosa: Cantata de Natal - Emeb Carmélia Melo Fonseca
  
Dia 16 (quarta-feira), às 19h30, na praça Rui Barbosa: Academia Luo Han Kung Fu

Dia 17 (quinta-feira), às 19h30, no calçadão da Marechal: Musical Espuma e Feijão (Cia. Eu e Ela)

Dia 18 (sexta-feira), às 19h30, na praça Rui Barbosa: Orquestra Municipal de Sopros Bruno Zago

Dia 20 (domingo), às 19h30, na praça Rui Barbosa: Orquestra Jovem de Repertório Livre, com maestro Areobaldo Monfredini

Dia 21 (segunda-feira), às 19h30, na praça Rui Barbosa: Orquestra de Sopros Bruno Zago
AGENDA DO PROJETO CANTATA DE NATAL - EMEB CARMÉLIA MELO FONSECA - ARAÇATUBA
Dia 10, às 10 horas, em frente ao Paço Municipal
Dia 15, às 19h30, na praça Rui Barbosa: Projeto Retreta Natalina
Dia 17, às 19h30, no Shopping Praça Nova (praça de alimentação)

Fotos: Osvaldir Pereira da Silva

Nenhum comentário: