AGENDA CULTURAL

9.12.15

Exposição do projeto Faces Históricas

Amauri Zanforlim, Hélio Consolaro, Dr. Jaime, Shirley Omori e Margareth Martins
09.12.15 – O Projeto Faces Históricas fará entrega de telas produzidas no segundo ano de execução em Araçatuba, para posterior inclusão no acervo municipal. A solenidade acontecerá na sexta-feira (11), às 19 horas, no Teatro Paulo Alcides Jorge, anexo à Biblioteca Pública Municipal Rubens do Amaral, com início imediato de exposição das produções até o final do mês de janeiro.

Em 2015, 39 personalidades foram indicadas por comissão presidida pelo vereador Jaime José da Silva, autor da Lei Municipal 7.612/14, que normatiza o projeto. Representantes da Câmara de Vereadores, da Prefeitura (secretarias de Cultura, Educação e de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho) e do Conselho Municipal de Políticas Culturais sugerem referências históricas para produção das telas.

O coordenador do projeto, Amauri Zanforlim, explica que “a lei municipal determina que as telas sejam doadas de forma perpétua ao acervo do Município. Após essa exposição inicial no saguão do Teatro Paulo Alcides Jorge, até o final de janeiro, e de outras que podem ser organizadas pela Secretaria Municipal de Cultura, as pinturas ficarão na reserva técnica do Museu Araçatubense de Artes Plásticas (Maap)”.

PROJETO FACES HISTÓRICAS

Criado em 2011, no centenário de fundação de Birigui, o projeto resultou em lei municipal com início em 2012, na vizinha cidade. Em Araçatuba, o começo ocorreu em 2014, com 44 indicações. “Tanto as personalidades de 2014 quanto as de 2015, cujas telas ainda não foram produzidas, por motivos diversos, continuam no contexto do projeto, para posterior pintura”, informa Zanforlim.

O objetivo é resgatar aspectos históricos das cidades e instituições por meio da reprodução de imagens dos personagens que contribuíram para o desenvolvimento local. “Um projeto cultural com pinturas das faces das pessoas, para reavivar esse legado e valorizá-las", conclui o coordenador. Em 2016, o Projeto Faces Históricas será iniciado em Guararapes, igualmente com duração de cinco anos, a exemplo das duas cidades.

Todas as pinturas a óleo das personalidades, em estilo acadêmico, são feitas pela artista plástica Shirley Omori. Natural de Birigui, ela também é arquiteta e voluntária há mais de dez anos na Casa de Cultura Cristina Calixto, da Secretaria de Educação daquela cidade. Nesse período participou de diversas exposições individuais e coletivas.
 
Secretário municipal de Cultura Hélio Consolaro e Shirley Omori ladeando o quadro do Sr. Luís Consolaro (falecido), pai do swecretário 
PERSONALIDADES

Cristiano Olsen
Orlindo Tedeschi
Floriano Camargo Arruda Brasil
Clóvis de Arruda Campos
Waldir Felizola de Moraes
João Flávio de Moraes
Nelson Reis Alves
Waldemar Alves
Maurício Martins Leite
Eponina Camargo Rocha
Antônio Villela Silva
Armando Gottardi
Odorindo Perenha
Serafim Pedro
Valter Ishida
Fernando Amaral de Almeida Prado
Odette Costa Bodstein
Tetuo Okamoto
Antenor José Geraldi
Chaim Zaher
Kunivo Takahashi
Hiromi Hara
Tomonori Furukawa
Terezinha Hitomi Ohara
Kameo Ussui
Sawame Ussui
Pedro Devigo
Olinda Lopes Marques
João Marques
Marilene Magri Marques
Valdemar dos Santos Esgalha
Manoel dos Santos Esgalha Sobrinho
Manoel Marques
Agnaldo Ferraz
Jocelim Gottardi
Oswaldo Alfredo Cintra
Sebastião Garcia
Jair Foresti
Hélio Augusto de Camargo Mitidieri

Legenda: Amauri Zanforlim, secretário de Cultura Hélio Consolaro, vereador Jaime José da Silva, artista Shirley Omori e Margarete Martins, do Maap

Nenhum comentário: