AGENDA CULTURAL

11.1.16

Estaleiro de Araçatuba retoma produção

Com elevação do nível do reservatório, Estaleiro retoma produção. Mais dois comboios estão em fase de testes e devem ser entregues no primeiro trimestre
10.01.2016 - Antônio Crispim

Estaleiro informou que dois comboios estão na água e devem ser entregues até março

 A redução drástica no quadro de pessoal pela desaceleração da produção no Estaleiro Rio Tietê foi uma das consequências diretas da suspensão da navegação na Hidrovia Tietê-Paraná no fim de maio de 2014. O aumento do desemprego levou o prefeito a aderir ao movimento do Sindicato dos Armadores do Estado de São Paulo (Sindasp). Agora, com a recuperação do nível do reservatório de Três Irmãos, que já está com mais de 9% de volume útil, o Estaleiro retomou a produção. Os comboios que lotavam o pátio e impediam a continuidade do trabalho, já estão na água.

" O Estaleiro Rio Tietê (ERT) informa que, além de um comboio entregue em 2014, outros dois já estão na água, praticamente concluídos, sendo que um deles está em fase final de testes. A previsão de entrega para ambos é o primeiro trimestre de 2016. Cada comboio é composto por quatro barcaças e um empurrador. O contrato com a Transpetro prevê a construção de 20 comboios para o transporte de etanol até 2017", diz nota emitida pela assessoria de imprensa do Estaleiro.
]
Vários problemas marcaram o início dos trabalhos do Estaleiro. Quando a produção entrou na normalidade, a crise hídrica levou o Operador Nacional do Sistema a baixar rapidamente o nível dos reservatórios das usinas de Ilha Solteira (Rio Paraná) e Três Irmãos (Rio Tietê). Com a redução, que chegou a mais de sete metros, a navegação está suspensa desde o fim de maio. O Estaleiro precisava colocar as barcaças do rio para testes.
Como não condições técnicas de colocar as barcaças no rio, ficaram no pátio, chegando ao ponto de praticamente parar a produção. Na época chegou-se a falar em mais de 200 demissões, mas nunca a empresa admitiu oficialmente o número. Da mesma forma agora a empresa não responder às perguntas sobre contratações. A equipe de reportagem esteve no Estado no fim da tarde e observou a saída de muitos funcionários em ônibus fretados. Os próprios trabalhadores afirmaram que o trabalho está sendo acelerado.

NAVEGAÇÃO
Após muitas negociações, no quarto trimestre do ano passado foi anunciado que em fevereiro ou março deste ano a navegação será retomada. Para tanto, usinas acima de Ilha Solteira (rios Grande e Paranaíba) e acima de Três Irmãos (Rio Tietê), estão aumentando o volume de água defluente. Assim, ajudam a elevar rapidamente o nível dos dois reservatórios. Depois de mais de um ano e meio, no domingo passado (3), o nível de Três Irmãos saiu de 0% de volume útil. O nível do rio já subiu mais de cinco metros, chegando à cota 323,51 metros. Já Ilha Solteira chegou à cota 322,02 metros, mas o volume útil continua com 0%.

Para restabelecer a navegação em sua plenitude há necessidade do nível dos dois reservatórios estarem acima da cota 325 metros. Isso pode ser alcançado nas próximas semanas, já que as duas usinas estão soltando menos água do recebem. No dia 7, última atualização do Operador Nacional do Sistema, Ilha Solteira recebia 3.735 metros cúbicos por segundo e soltava 2.882 metros cúbicos por segundo. Três Irmãos recebia 1.950 e solta 1.001 metros cúbicos por segundo.

Nenhum comentário: