Sua sede na rua Maurício de Nassau, bairro Santana, Araçatuba |
Infelizmente a Prefeitura de Araçatuba nunca lhe deu a devida atenção, apesar de ser regida por leis municipais e fazer parte do orçamento do município. Entra e sai prefeito, há várias décadas, e seus olhos são ofuscados pelo brilho do ensino universitário particular.
Biblioteca da FEA, nova, com acervo ampliado |
Sendo pública, a FEA não paga impostos, mas cobra a mensalidade mais baixa dentre as instituições de ensino universitário que exige presença do aluno na faculdade, não pratica o ensino a distância.
"Pé na Escada " - atividades culturais na FEA |
Veja o paradoxo, caro leitor, 90% de seus alunos advêm da rede pública de ensino, ninguém fez colegial ou cursinho em escolas particulares para entrar na FEA, mas a escola prepara um cursinho paralelo de nivelamento, durante o primeiro ano, para os alunos mais fracos. Assim eles pegam marcha, entram no ritmo da escola.
Revista universitária da FEA |
Apesar de todas as adversidades, a FEA consegue classificações ótimas na avaliação do Ministério da Educação. Não é à toa que o presidente do Conselho de Curadores, o Dr. Sérgio Smolentzov, comunicou o fato com entusiasmo:
Gostaria, como Presidente do Conselho de Curadores da FUNDAÇÃO EDUCACIONAL ARAÇATUBA – FEA, de compartilhar nosso
orgulho e felicidade pelo grande êxito da Faculdade da Fundação Educacional
Araçatuba – FAC-FEA ao conquistar pelo 3º ano consecutivo a nota 4 de IGC na
avaliação do MEC, nos colocando no grupo de excelência das Instituições de
Ensino Superior (IES) do país, e pela sua importante participação nesse processo.
E o site da FEA publicou a notícia:
O Ministério da Educação publicou no Site do INEP os resultados do IGC 2014 (Índice Geral de Cursos), indicador utilizado pelo MEC para avaliar o desempenho do ensino superior.
Pelo terceiro ano consecutivo, a FAC-FEA obteve a nota 4, o que a mantém no grupo de excelência do ensino superior de todo o Brasil.
Na região oeste do Estado de São Paulo, que inclui as regiões administrativas de Araçatuba, Presidente Prudente e São José do Rio Preto, englobando 192 municípios, a nota 4 foi a nota máxima alcançada pelas instituições de ensino superior.
Dr. Sérgio Smolentzov |
O IGC é uma avaliação realizada anualmente pelo MEC, e é um indicador de qualidade de instituições de ensino superior.
A avaliação leva em conta a infraestrutura dos cursos, a organização pedagógica, a composição do corpo docente e o desempenho de seus estudantes no ENADE.
O resultado da avaliação é dividido em faixas de vão de 1 a 5. As faixas 4 e 5 são instituições do grupo de excelência, com desempenho acima da média. Nos dados de 2014, somente 17% das instituições de ensino superior do Brasil se enquadraram nas faixas 4 e 5.
A tabela completa com os resultados do IGC pode ser acessada no site do INEP.
Não podemos deixar de ressaltar o protagonismo dos professores nessa conquista que trabalha em sinergia com alunos em mantenedora. Parabéns mestres, parabéns doutores.
Um comentário:
Parabens a todos os integrantes da FAC/ FEA - ALUNOS, PROFESSORES, FUNCIONARIOS E CONSELHEIROS - pelo excelente trabalho que e motivo de orgulho para o ensino publico brasileiro! Que isto possa motivar nossos gestores publicos a concentrarem os investimentos neste setor, deixando de privilegiar o privado.
Postar um comentário