AGENDA CULTURAL

23.1.16

Faculdade boa e barata. Não é curso vago!



Sua sede na rua Maurício de Nassau, bairro Santana, Araçatuba
Você sabe, caro leitor, que Araçatuba possui uma Fundação Educacional com vários cursos, inclusive Psicologia? Ela existe desde 1967,  é pública, mas não é governamental, sendo fiscalizada pelo Conselho Estadual de Educação.

Infelizmente a Prefeitura de Araçatuba nunca lhe deu a devida atenção, apesar de ser regida por leis municipais e fazer parte do orçamento do município. Entra e sai prefeito, há várias décadas, e seus olhos são ofuscados pelo brilho do ensino universitário particular. 
Biblioteca da FEA, nova, com acervo ampliado
Sou membro do Conselho de Curadores da FEA, que é composto pelas entidades de Araçatuba. Nele, represento todos os Rotary Club de Araçatuba. Estou no terceiro mandato e tenho dito ao prefeito Cido Sério sobre sua importância nas reuniões de seu secretariado, do qual faço parte. Já melhorou alguma coisa, mas ainda se pode fazer muito mais. Aliás, a Prefeitura de Araçatuba tem um representante no conselho. 

Sendo pública, a FEA não paga impostos, mas cobra a mensalidade mais baixa dentre as instituições de ensino universitário que exige presença do aluno na faculdade, não pratica o ensino a distância.
"Pé na Escada " - atividades culturais na FEA
Assim ela não participa do ProUni, que é sistema de bolsa calcado no incentivo fiscal, ou seja, a faculdade particular dá as bolsas e com  elas paga o imposto devido.

Veja o paradoxo, caro leitor, 90% de seus alunos advêm da rede pública de ensino, ninguém fez colegial ou cursinho em escolas particulares para entrar na FEA, mas a escola prepara um cursinho paralelo de nivelamento, durante o primeiro ano, para os alunos mais fracos. Assim eles pegam marcha, entram no ritmo da escola. 


Revista universitária da FEA
A FEA recebe alunos de escolas públicas, cobram baixas mensalidades, não recebem bolsas dos poderes públicos porque já é pública, trabalha com alta inadimplência devido ao perfil econômico de seus alunos. 

Apesar de todas as adversidades, a FEA consegue classificações ótimas na avaliação do Ministério da Educação. Não é à toa que o presidente do Conselho de Curadores, o Dr. Sérgio Smolentzov, comunicou o fato com entusiasmo: 

Gostaria, como Presidente do Conselho de Curadores da FUNDAÇÃO EDUCACIONAL ARAÇATUBA – FEA, de compartilhar nosso 
orgulho e felicidade pelo grande êxito da Faculdade da Fundação Educacional 
Araçatuba – FAC-FEA ao conquistar pelo 3º ano consecutivo a nota 4 de IGC na 
avaliação do MEC, nos colocando no grupo de excelência das Instituições de 

Ensino Superior (IES) do país, e pela sua importante participação nesse processo.


E o site da FEA publicou a notícia:

O Ministério da Educação publicou no Site do INEP os resultados do IGC 2014 (Índice Geral de Cursos), indicador utilizado pelo MEC para avaliar o desempenho do ensino superior. 

Pelo terceiro ano consecutivo, a FAC-FEA obteve a nota 4, o que a mantém no grupo de excelência do ensino superior de todo o Brasil. 

Na região oeste do Estado de São Paulo, que inclui as regiões administrativas de Araçatuba, Presidente Prudente e São José do Rio Preto, englobando 192 municípios, a nota 4 foi a nota máxima alcançada pelas instituições de ensino superior. 


Dr. Sérgio Smolentzov
FAC-FEA está entre as 10 instituições mais bem avaliadas desta região.

 O IGC é uma avaliação realizada anualmente pelo MEC, e é um indicador de qualidade de instituições de ensino superior. 


A avaliação leva em conta a infraestrutura dos cursos, a organização pedagógica, a composição do corpo docente e o desempenho de seus estudantes no ENADE. 

O resultado da avaliação é dividido em faixas de vão de 1 a 5. As faixas 4 e 5 são instituições do grupo de excelência, com desempenho acima da média. Nos dados de 2014, somente 17% das instituições de ensino superior do Brasil se enquadraram nas faixas 4 e 5.

        A tabela completa com os resultados do IGC pode ser acessada no site do INEP
.


Não podemos deixar de ressaltar o protagonismo dos professores nessa conquista que trabalha em sinergia com alunos em mantenedora. Parabéns mestres, parabéns doutores.

Um comentário:

Ruy Barbosa dos Santos disse...

Parabens a todos os integrantes da FAC/ FEA - ALUNOS, PROFESSORES, FUNCIONARIOS E CONSELHEIROS - pelo excelente trabalho que e motivo de orgulho para o ensino publico brasileiro! Que isto possa motivar nossos gestores publicos a concentrarem os investimentos neste setor, deixando de privilegiar o privado.