AGENDA CULTURAL

3.2.16

Ginásio de Esportes liberado; estádio Ademar de Barros em parte



Hélio Consolaro*

O estádio municipal Ademar de Barros foi inaugurado em 1939 com 15 mil lugares. Nessa viagem do interventor Adhemar de Barros para a inauguração, morreu em acidente de avião o médico e político Cussy de Almeida, cujo nome foi emprestado a uma importante rua de Araçatuba.

Em 1995, foi construída a pista para a prática da modalidade se atletismo (hoje, inexistente). Em 1998, foi construído um novo lance de arquibancadas para que Araçatuba fosse sede dos Jogos Abertos do Interior.

A Prefeitura de Araçatuba comunicou recentemente à população que o Estádio municipal Ademar de Barros está liberado pela Federação Paulista de Futebol, agora ele está apto a receber partidas de futebol, como ser palco de grandes eventos, com uso parcial de suas arquibancadas.

A FPF liberou parte do estádio (6 940 lugares, menos a geral, porque apenas essa parte passou a ter alvará da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Fui ansioso ver quais eram as inovações já que não houve a divulgação de fotos pelo Facebook, nem a secretária Cláudia Crepaldi soltou foguetórios. Afinal, foram gastos R$ 1,5 milhão com isso, tendo ajuda significativa do Ministério dos Esportes, quando Orlando Silva (PCdoB) era o ministro. 


A minha frustração é que o visual do estádio continua o mesmo, meio feioso, a pista de  corrida no seu entorno continua sendo de cimento (a de 1995 foi retirada), apenas foi pintado o cimento. Antigamente os prefeitos faziam as obras "nas coxas", não havia Ministério Público, agora há exigências por todos os lados. 

Aparentemente, não mudou nada. Não dá para inaugurar, fazer festa, porque gastou-se o dinheiro na infraestrutura, iluminação e segurança. E só parte do estádio foi liberada.

Coisa que nenhum prefeito gosta de fazer, obras enterradas ou escondidas, sem um grande visual, mas o prefeito Cido Sério (PT) não fugiu às suas obrigações, embora soubesse que a reforma ia ficar no anonimato.

A reforma de infraestrutura não só atingiu parte do estádio, mas também o ginásio de esportes Plácido Rocha e todo o complexo esportivo (ver alvará neste blog). Agora, podemos usá-los com segurança garantida.  

O próximo prefeito, com certeza, completará o serviço.

Nenhum comentário: