AGENDA CULTURAL

31.3.16

Enfermeiras de UBS são capacitadas para atender pacientes com tuberculose

30.03.2016 - Aproximadamente 30 enfermeiras de Unidade Básica de Saúde (UBS) participaram de treinamento para atender, orientar e acompanhar pacientes com tuberculose. A iniciativa da Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Saúde ocorreu na quarta-feira (30), no auditório do Paço Municipal.

O objetivo é descentralizar o atendimento aos pacientes com tuberculose, até agora feito somente na Unidade Básica de Saúde do Postão, próxima à Santa Casa. A partir dos treinamentos, enfermeiros e médicos de UBS poderão fazer diagnóstico da doença, prescrever tratamento e acompanhar pacientes.


A capacitação integra programa de atualização (diagnóstico e tratamento) direcionado a esses profissionais de saúde, e foi ministrada pela enfermeira do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE), Luciana Coimbra. Ela detalhou estatísticas da doença, formas de transmissão, diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos pacientes.

“Essa descentralização do atendimento aos pacientes infectados pela doença é muito importante. Agora será possível alcançar e tratar um número bem maior de pessoas”, afirma a diretora da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Elizabeth Vello, que coordenou o treinamento. Segundo o coordenador da Atenção Básica, médico José Maria Ortiz, os médicos de UBS também serão treinados, mas ainda não há data definida.

“A principal meta é alcançar um número maior de doentes, que muitas vezes não procuram ajuda médica devido à dificuldade de ir até à Unidade Básica de Saúde do Postão. Com o atendimento disponível em todas as unidades básicas, será possível marcar consultas de forma mais rápida e, assim, permitir ao paciente iniciar o tratamento o quanto antes”, conclui Ortiz.

Nenhum comentário: