AGENDA CULTURAL

10.3.16

Interart - mascate em tempo de shopping


De 04 a 13 de março de 2016 - Vívere Eventi

Hélio Consolaro*

Ontem fui às compras na Interart com esposa e cunhada, e lá encontrei o Osvaldo Almeida Jr, um sujeito magrinho, cabeludinho e bem relacionado. Lábia fácil.

Assim é o inventor da feira internacional de artesanato e decoração que passa por Araçatuba como se fosse um circo. Na verdade, ele é um mascate em tempos de shoppings. Em vez de mala...

Pode ser que seja por uma questão do ajuste econômico a nível nacional, dólar alto, mas a feira não é tão requintada como a primeira, mas ganhou a confiança da comunidade. 


A feira - 2016
Os artistas locais estão se apresentando nela, os artesãos locais foram incorporados, os índios já não são todos pataxós, mas foram convidados também os caingangues de Braúna. 

Invejo no bom sentido as pessoas como o Osvaldo que inventam sua própria sobrevivência. Numa está por cima, noutra, por baixo. Vida boa é de funcionário público, o bolso não esvazia, mas nunca enche. 

Na verdade, quem trabalha não tem tempo de ganhar dinheiro, não vê o conjunto da obra, não planeja nada. Conclusão: garante mal e apenas a sobrevivência. O sujeito sabido hoje, como o Osvaldo, trabalha no mundo das relações.  

Osvaldo de Almeida Jr.
O prédio da Interart é alugado temporariamente, Osvaldo não fabrica nada. Os feirantes devem lhe pagar taxa de ocupação, agregada do valor de marketing. Ele tem uma legião de feirantes que confiam nele.

 Conforme o evento ganha tradição, a cada ano menos gasta em propaganda e mais gente quer participar dele. O melhor negócio do mundo.  

Está com inveja do Osvaldo, caro leitor, acha que ele é um espertalhão? Vá lá, arrisca-se, invente o seu meio de vida, mas procure sempre servir os outros.

*Hélio Consolaro é professor,jornalista e escritor. Secretário municipal de Cultura de Araçatuba-SP

Nenhum comentário: