AGENDA CULTURAL

14.4.16

Pintura da biblioteca municipal Rubens do Amaral de Araçatuba


A biblioteca municipal Rubens do Amaral, de Araçatuba, que este secretário frequenta  desde os tempos em que estava instalada na praça Rui Barbosa, foi fundada em 1941 pelo prefeito Valadão Furquim. 

Já funcionou debaixo das arquibancadas do Estádio Municipal Ademar de Barros e em 1981, na administração municipal de Oscar Gurão Cotrim o governador do Estado Paulo Salim Maluf construiu o complexo cultural na rua Armando Sales de Oliveira, tendo ao seu lado o teatro Paulo Alcides Jorge. 

Infelizmente, ela foi construída em cima de uma área verde. Assim, ela não pode receber subsídios federais e nem estaduais para melhorar o prédio, só dependendo dos cofres municipais. E a população viu diminuída o seu pulmão naquele setor da cidade, mas vamos fazendo a nossa parte.  

Enquanto estamos na Secretaria Municipal de Cultural, fizemos algumas melhorias no prédio, descobrindo o motivo das trincas em sua parede, isolamos o seu telhado das pombas, reformamos a rede elétrica, colocando um transformador especial para o complexo, climatizamos a biblioteca propriamente dita.

Atualmente estamos pintando o prédio, com apoio cultural do Shopping Praça Nova e da Amolivros (entidade). O próximo passo é fazer o ajardinamento de seu entorno.

Desde 1985, não havia sido renovado o seu acervo, em 2012  compramos mais de cem mil reais em livros para atualizar a biblioteca municipal Rubens do Amaral.


Está em andamento um prêmio ganho do Governo do Estado de São Paulo de R$ 200 mil. Com esse dinheiro, já renovamos o seu mobiliário, faltando adquirir mais R$80 mil de livros para ampliar seu acervo. 

Foi criado um site com a relação de seu acervo para que seus usuários consultem as obras da biblioteca antes de visitá-la, como também fazer reservas e renovar empréstimos:www.bibliotecadearacatuba.com.br

A polêmica criada sobre a cor de parte de suas paredes externas é de somenos, se deve mais ao momento político que no Brasil atual. Pior mesmo, seria deixá-la como a encontrei, sendo um profissional fortemente ligado à escrita e à leitura.

*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Secretário municipal de Cultura de Araçatuba-SP
Folha da Região: 14/4/2016

Nenhum comentário: