AGENDA CULTURAL

23.4.16

Sábado, TV Brasil reapresenta série sobre história de Dom Pedro Casaldáliga


Neste sábado (23/04/2016), a partir das 22h, TV Brasil

Roma, Cidade do Vaticano, junho 1988. D. Pedro Casaldàliga é chamado pelo Vaticano para passar por uma "doutrina da fé" diante do cardeal Ratzinger e do cardeal Gantin. Durante sua entrevista, Casaldàliga relembra os momentos mais importantes de seus 20 anos no Brasil.
Julho de 1968. Pedro Casaldàliga, um missionário de quarenta anos, chega ao Brasil acompanhado por Daniel, seu assistente ainda não ordenado.

A missão está sediada em São Félix do Araguaia, um lugar no meio de uma enorme região habitada por povos indígenas e que vinha se transformando na terra prometida de milhares de brasileiros pobres.


Desde seus primeiros contatos, Casaldàliga se conscientiza de que esta terra é tão bela quanto perigosa, e que as pessoas tiveram que se acostumar com a violência e a miséria como sendo algo natural em suas vidas. Logo sentirá na pele as dificuldades: terá que enterrar crianças, posseiros mortos que pistoleiros abandonam no rio e testemunhar o assassinato de Edmilson, um posseiro que tinha ido à igreja para pedir ajuda.

AUTOR DO LIVRO
Por Sueli de Frei

Autor do livro que deu origem ao filme “Descalço sobre a Terra Vermelha”, o escritor catalão Francesc Escribano destaca a aceitação que a adaptação audiovisual teve em várias partes do mundo. “Diferentes culturas se emocionam”, afirmou em entrevista concedida a Rodrigo Soprana, diretor do programa Ver TV, da TV Brasil, ao comentar os prêmios conquistados em festivais na Europa, Ásia e América do Norte. O filme vai ser exibido em formato de minissérie na TV Brasil a partir deste sábado, 13, às 21h30.

Autor do livro que deu origem ao filme “Descalço sobre a Terra Vermelha”, o escritor catalão Francesc Escribano destaca a aceitação que a adaptação audiovisual teve em várias partes do mundo. “Diferentes culturas se emocionam”, afirmou em entrevista concedida a Rodrigo Soprana, diretor do programa Ver TV, da TV Brasil, ao comentar os prêmios conquistados em festivais na Europa, Ásia e América do Norte. O filme vai ser exibido em formato de minissérie na TV Brasil a partir deste sábado, 23, às 22h. 

Dirigido pelo cineasta catalão Oriol Ferrer, “Descalço sobre a Terra Vermelha” é resultado da coprodução entre a TV Brasil, a espanhola TVE, a catalã TV3, a brasileira Raiz Produções e a Minoria Absoluta, produtora espanhola. O espanhol Eduard Fernández atua no papel do bispo Casaldáliga. A minissérie tem ainda a participação de atores brasileiros como Babu Santana, Eduardo Magalhães e a atriz Cristina Lago.

Nenhum comentário: