AGENDA CULTURAL

23.4.16

Teatro de autor japonês em Araçatuba



Espetáculo OE - domingo - 24/04/2016 - 20h - teatro municipal Castro Alves - centro de Araçatuba-SP - entrada gratuita

“OE” é um solo com dramaturgia inédita inspirada na obra do escritor japonês Kenzaburo Oe, especialmente no livro “Jovens de um novo tempo, despertai!”. O espetáculo, porém, não dramatiza a ficção do autor nipônico. Encontra nela impulso para a abertura de imaginários. Na história, ao reconhecer a possibilidade iminente da morte, um homem escreve para o seu filho primogênito, que possui severa deficiência intelectual, um livro contendo a definição de todas as coisas existentes no mundo. Neste projeto urgente e impossível, um legado e um sonho: no dia da sua morte, toda a sua experiência acumulada em si fluiria para o espírito inocente do garoto.

Kenzaburo Oe nasceu em 1935, no lugarejo de Ose. Ainda estudante de literatura francesa em Tóquio, estreou na ficção e conquistou o cobiçado Prêmio Akutagawa. Um dos romancistas mais populares do Japão, sua obra compreende inúmeros contos, escritos políticos e um famoso ensaio sobre Hiroshima. Em 1967, recebeu o prêmio Tanizaki e, em 1994, o Prêmio Nobel de Literatura.

Biografia de Eduardo Okamoto

Eduardo Okamoto
Eduardo Okamoto nasceu em São Paulo, em 8 de abril de 1980. É ator graduado em Artes Cênicas, Mestre e Doutor em Artes pela Unicamp. Desde 2000, pesquisa o trabalho de ator sob orientação doLume – Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa Teatrais da Unicamp, e é professor da Escola Superior de Artes Célia Helena, desde 2009.
Seu espetáculo solo “Agora e na Hora de Nossa Hora” cumpriu temporada em São Paulo e foi apresentado em alguns dos principais festivais de teatro do Brasil, entre eles: Filo (Londrina); FIT S. J. Rio Preto; Cena Contemporânea de Brasília; riocenacontemporanea (Rio de Janeiro). Em diversos festivais nacionais o trabalho foi agraciado com prêmios. No exterior, destaca-se a participação do espetáculo nos seguintes eventos: Festival Internacional de Teatro de Lugo e Festival Internacional de Teatro de Santiago de Compostela (Espanha); Festival Internacional de Teatro de Lugano (Suíça); Skena Up International Film and Theatre Festival, em Prístina (Kosovo); e Festival Internacional de Expressão Corporal, Teatro e Dança de Agadir, no Marrocos, onde foi contemplado com o premio de melhor ator do evento.
É autor do livro “Hora de Nossa Hora: O Menino de Rua e o Brinquedo Circense” (Editora Hucitec, 2007). A publicação analisa o processo de montagem de “Agora e na Hora de Nossa Hora”, iniciado com oficinas de circo para meninos de rua.
Foi um dos fundadores do Grupo Matula Teatro, atuando nos espetáculos: “Vizinhos do Fundo” (2001), “Versão Vida Cruel” (2004) e “Gosto de Terra” (2005).
Em 2004, junto com a Boa Companhia, realiza o espetáculo “Mr. K e os Artistas da Fome”, que estreou na Mostra Oficial do Festival de Curitiba e, em 2006, fez parte do projeto Copa da Cultura, realizando apresentações, demonstração técnica e oficinas na Alemanha.
Atuou em vários projetos sociais com crianças, adolescentes, grupos de terceira idade, líderes comunitários do Orçamento Participativo de Campinas e população de rua.
Em outubro de 2008, estreia no Sesc Campinas o espetáculo “Eldorado” que, no 1º semestre de 2009, cumpriu temporada de três meses em São Paulo, onde foi contemplado pelo edital Vitrine Cultural. Apresentou-se também nas unidades do Sesc São Carlos, Ribeirão Preto e Piracicaba. Foi espetáculo convidado na edição do FILO 2009 e na Mostra de Teatro de Presidente Prudente. Em julho, participou do FIT São José do Rio Preto. Possui apresentações agendadas nos seguintes festivais: Festival Isnard de Azevedo (Florianópolis), Cena Contemporânea de Brasília e Caxias em Cena.
Por seu desempenho em "Eldorado" foi indicado ao Prêmio Shell como melhor ator da temporada 2009.
Em 2012, foi indicado novamente ao Shell de Melhor Ator por sua atuação no espetáculo “Recusa”, da Cia. Teatro Balagan, com direção de Maria Thais e dramaturgia de Luís Alberto de Abreu. No mesmo ano, recebeu o Prêmio APCA de Melhor Ator por sua atuação neste espetáculo que obteve mais de 11 indicações para importantes premiações no panorama nacional das Artes Cênicas.
Em 2015, estreou o espetáculo solo "Oe", inspirado na obra do escritor japonês Kenzaburo Oe, com dramaturgia de Cássio Pires e direção de Marcio Aurélio.  

Ficha Técnica
Espetáculo inspirado na obra de Kenzaburo Oe
Encenação e iluminação: Marcio Aurélio  
Dramaturgia: Cássio Pires 
Atuação: Eduardo Okamoto 
Assistência de direção: Lígia Pereira
Assistência de iluminação: Silviane Ticher
Orientação corporal: Ciça Ohno
Figurino e Cenografia: Marcio Aurelio   
Assistente de Figurino e Cenário: Maurício Schneider  
Fotografia: Fernando  Stankuns
Registro em vídeo: Bruno Jorge
Design gráfico: LuOrvat Design
Orientação pedagógica do projeto: Suzi Frankl  Sperber
Coordenação Técnica: Silvio Fávaro 
Assistência de produção: Mariella Siqueira

Nenhum comentário: