AGENDA CULTURAL

21.6.16

Cartas de um professor, por Silvionê Chaves, em Araçatuba


O Projeto
Entrada gratuita, indicado para profissionais da educação, alunos e para a comunidade!

A Cia. Teatral Matéria vertente começou em 2004 um trabalho destinado exclusivamente a educadores. Trata-se de uma trilogia iniciada com o espetáculo “Memórias de um Educador”.
Em 2008, convidado pelo Sindicato das Escolas Particulares do Estado de São Paulo – SIEEESP, para participar do Congresso Internacional de Educação SABER 2009, iniciou-se o processo para a segunda montagem dessa trilogia: “Cartas ao Professor”.
A pesquisa para esse segundo projeto foi feita pelo professor Silvionê Chaves. Ele realizou junto a vários professores entrevistas, as quais serviram de base para a elaboração do texto. Nelas, discutiram-se temas e o autor solicitou aos entrevistados que lhe mostrassem cartas recebidas de algum aluno.

Além das entrevistas, o professor Silvionê Chaves pesquisou a obra dos seguintes educadores: Paulo Freire, Rubem Alves, Georges Gusdorf, Lídia Maria Riba, Frank McCourt, Hugo Assmann, Tânia Zaguri, Gabriel Gelaya, e Hamilton Wernek.
A partir dessa pesquisa, o autor escolheu 8 cartas, as quais embasam os conteúdos apresentados no espetáculo.
Depois que a primeira versão ficou pronta, ela foi entregue para quatro professoras, cujas vidas foram dedicadas ao magistério, para que fizessem críticas ao texto. São elas: Ana Tereza Naspolini; Suraia Jamal Batista, Maria Elisa Ibrahim e Sueli Guerato. A partir dessas críticas, foi elaborado um novo texto que durante os ensaios passou por uma nova reformulação para atender às necessidades da encenação. Portanto, esse texto é um produto coletivo do autor com essas educadoras.

Justificativa

A sala de aula é cada vez mais um espaço desafiador para o professor. Problemas e conflitos, oriundos da crise generalizada pela qual passa nossa sociedade, estouram dentro desse local fundamental de trabalho do educador, dificultando o exercício do seu ofício. Torna-se assim urgente que ele se agarre em algumas convicções, as quais renovem o seu entusiasmo pela profissão.
Essa peça foi concebida exclusivamente para educadores, sendo um alimento espiritual para eles. Ela lhes mostra o quão são importantes na vida de algumas pessoas e as cartas escritas por ex-alunos comprovam essa tese. Elas comprovam que muitos professores foram fundamentais na formação intelectual e do caráter de seus educandos.

Ela também quer revelar que o magistério talvez seja a profissão mais importante da sociedade, pois todas as outras dependem dela. Por mais geniais que tenham sido Albert Einstein, Guimarães Rosa e Dr. Zerbini, todos eles tiveram um professor ou uma professora que um dia lhes abriram as portas do conhecimento e do saber.

Sinopse

Um professor dá sua última aula para um grupo de alunos, que estão prestes a receber seus certificados para ingressarem no magistério. Partindo de um ditado latino que diz”prima non data e a última abreviata”, ou seja, a primeira aula do ano não se dá e a última se abrevia, ele aproveita esse último encontro para partilhar um pouco de sua história e o conteúdo de algumas cartas. Essas marcaram profundamente sua vida e foram como uma bússola, guiando-o pelos caminhos do magistério.

A partir dessas cartas, o professor irá discutir e refletir com seus alunos variados temas pertinentes ao exercício da profissão. Tais como:

– Professor: um especialista em humanidade;
– Paixão pelo magistério;
– Ensinar: um exercício de imortalidade;
– O magistério como bem aventurança;
– Professor: provocador do desejo de conhecer;
– Educação como saber cuidar;
– O educador e as suas veredas para os momentos de crise;
– Quando o professor se torna mestre.

Para terminar a aula, o professor deixa sua última mensagem: Se de tudo fica um pouco nas paisagens de minha alma fica você. Mas, se de tudo fica um pouco, porque não querer que fique um pouco de mim em você?

Agradecimentos

Agradecemos aos seguintes educadores, que generosamente cederam-nos o seu tempo para as entrevistas: Ascânio Sedrez, Eliana Torres, Neila Fernandes, Sílvia Correia Russo, Marina Escobar, Rosemary Spassatempo, Luís Cruz, Heitor Combat, Ângelo Nunes, Ane Cechett, Maria José Ibrahim de Oliveira, Daniel Melo , Estanislau Ferraz e Rita Zequim.

Agradecimentos especiais

Agradecemos às educadoras Ana Tereza Naspolini, Suraia Jamal Batista, Sueli Guerato e Maria Elisa Ibrahim de Oliveira por terem auxiliado o autor na construção do texto.
Ficha técnica

Dramaturgia/ator: Silvionê Chaves
Assistência Dramatúrgica: Ana Tereza Naspolini; Suraia Jamal Batista, Maria Elisa Ibrahim e Sueli Guerato
Direção: Marco Antonio Garbellini
Assistente de Direção/Sonoplastia: Luan Chaves
Produção: Cia. Teatral Matéria Vertente

Patrocínio

Colégio Sagrado Coração de Jesus
Colégio Madre Cabrini
Colégio Marista Arquidiocesano
Colégio Stela Maris
Colégio Nossa Senhora Aparecida
Colégio Santa Lúcia Filippini
FTD Editora

Nenhum comentário: