AGENDA CULTURAL

12.7.16

Araçatuba recebe ocupação artística - #OcupaSIM

Após o sucesso de sua segunda edição, um dos maiores eventos de recorte da produção artística com temática LGBT do Brasil tem desdobramento e dá início à série trimestral “#OcupaSIM”, que ocupará espaços públicos de Araçatuba com manifestações culturais de diferentes linguagens

O #OcupaSIM consiste em uma série trimestral que segue o propósito da Semana da Diversidade Sexual de Araçatuba de apresentar um panorama diversificado da produção artística LGBT com grandes nomes brasileiros da cena cultural contemporânea. A primeira ocupação, com entrada gratuita, acontecerá nos dias 16 e 17 de julho, no Teatro Municipal Castro Alves, e promoverá, durante dois dias, três espetáculos de teatro que trazem em seu cerne as discussões das questões de gêneros e sexualidades.

Com idealização e curadoria de Fernando Fado, a primeirão edição do #OcupaSIM conta com apoio da Prefeitura Municipal de Araçatuba, por meio de sua Secretaria Municipal de Cultura.

Histórico da Semana
Na primeira edição, que aconteceu de 03 a 07 de setembro de 2014 e teve caráter exclusivo de difusão, o evento apresentou espetáculos como “Não Conte a Ninguém” e “Coração Dark Room”, da Cia. Artera, de São Paulo/SP; “Tem Alguém que nos Odeia”, texto de Michelle Ferreira e direção de José Roberto Jardim; e “Dama da Noite”, solo de Luiz Fernando Almeida, de Santos/SP. Além do Teatro, dialogou também com as artes visuais, por meio do lançamento da edição de setembro da revista digital Sanatório Geral e da exibição em praça pública do filme “Hoje Eu Quero Voltar Sozinho”, de Daniel Ribeiro. O público foi de, aproximadamente, duas mil pessoas.

Em sua segunda edição, de 16 a 20 de março de 2016, a Semana da Diversidade passou a trazer em seu cerne a discussão das questões de gênero, e abrangeu mais linguagens artístico-culturais. Dessa forma, estabeleceu uma linha curatorial que levou para, aproximadamente, quatro mil pessoas, nomes como Liniker e os Caramelows, Lineker, Leo Moreira Sá, BemDITO Coletivo (São Luís/MA), Rico Dalasam, Toni Reis (Curitiba/PR), projeto [SSEX BBOX] e o artista parisiense Suriani Street Art, que grafitou ícones da cultura Drag Queen nos muros da cidade. Esta edição foi contemplada pelo ProAC de Apoio às Manifestações Culturais com Temática LGBT da Secretaria de Estado da Cultura e teve repercussão nacional em blogs e portais como R7 e El País Brasil. Além disso, recebeu o Troféu Odette Costa de “Melhor Evento Cultural Coletivo”, premiação municipal que homenageia os destaques da cultura local, feito inédito e histórico para o LGBT na cidade.

Programação #OcupaSIM
A programação contará com os espetáculos “Quando eu não esperava por você” e “Achados e Perdidos”, da Cia. Chicaboomchic, de São Caetano do Sul/SP, ambos para maiores de 14 anos; e ainda “Bicha Oca”, do Teatro do Indivíduo, de São Paulo/SP, para maiores de 18 anos.

No sábado, 16, às 19h, “Quando eu não esperava por você” traz um relato apaixonado da vida de Christine Jorgensen, uma das primeiras mulheres trans a fazer uma cirurgia de redesignação sexual, e virar defensora das questões LGBTs. No domingo, 17, às 18h, “Achados e Perdidos”, baseado num fragmento da vida de Jeffrey Dahmer, conta a história de Josh, um serial killer que procura homens e rapazes para realizar suas fantasias e torna-los estatísticas.

O inquietante, verdadeiro e cruel “Bicha Oca”, adaptado de contos homoeróticos do autor Marcelino Freire, faz duas sessões: sábado, às 23h, e domingo, às 22h. O espetáculo revela as ideias e pensamentos de Seu Alceu, um homossexual envelhecido que, ao reviver histórias amorosas do passado, faz uma reflexão ácida da atualidade e tabus gays.

SERVIÇO:
#OcupaSIM
16 e 17 de julho, no Teatro Municipal Castro Alves (Rua Duque de Caxia, 29, Centro – Araçatuba/SP)


Idealização, Curadoria e Produção Executiva – Fernando Fado. Produção – Caíque Teruel, Giulia Sorpilli, Ludmila Lopes. Designer Gráfico – Betinho Neto. Fotografia – Everton Campanhã.

Nenhum comentário: