AGENDA CULTURAL

8.7.16

Cosmos 2016 - programação. Que tal um observatório astronômico em Araçatuba

Acontece em Araçatuba, de 25 a 29 de julho de 2016, como ocorre anualmente, o evento Cosmos, uma promoção do INAPE - Instituto de Astronomia e Pesquisas Espaciais de Araçatuba,com apoio da Prefeitura, Sincomércio e realizado pelo Sesc.

Cosmos é uma reflexão sobre a condição humana na terra e no universo com uma abordagem educativa focada na astronomia e na ufologia por meio de palestras, exibições de filmes e exposições fotográficas.

A cidade não é o Cabo Canaveral, onde fica a NASA, nem é Alcântara, Rio Grande Norte, em que está a base de lançamento de foguetes brasileiros, mas há um grupo de gente interessada em pesquisar o céu, perscrutar o infinito, organizado juridicamente. Por que não ter um observatório astronômico em Araçatuba.

Outro dia, na feirinha do Clube da Árvore, encontrei o presidente do INAPE, o amigo Wilson Simões Balbo, e ele me disse que bastava a prefeitura conceder um terreno para a entidade que o grupo providenciaria a construção de um observatório, cujo custo não tem nada a ver com milhões de reais.

Então, está firmado o nosso compromisso, como pré-candidato a prefeito 2016 em contemplar no plano de governo o meu empenho para que o INAPE tenha uma sede, um observatório que seja um ponto cultural e turístico de Araçatuba.     

Dia 25/7/2016 - segunda-feira - 19h - teatro municipal Castro Alves - Araçatuba

Varginha- 20 anos de Acobertamento da Verdade - Marco Antônio Petit

A palestra aborda em detalhe as últimas informações relacionadas ao caso, com base no livro do próprio conferencista (Varginha - Toda a Verdade Revelada). O livro foi protocolado dentro do Ministério da Defesa como denúncia das manobras realizadas pelo Exército Brasileiro com o suposto objetivo de encobrir a verdadeira da queda de uma nave alienígena, e o recolhimento de seus tripulantes. Marco Petit apresentará documentos do próprio Exército, que demonstram as manobras de acobertamento, incluindo as irregularidades cometidas dentro do inquérito conduzido pela força militar. 
  
Marco Antonio Petit 
Co-editor da revista UFO. Escritor e conferencista em eventos internacionais. Escritor com oito livros publicados, que abordam diferentes aspectos da ufologia. Um dos criadores da campanha "UFOs - Liberdade de Informação, Já", que permitiu a liberação de documentos oficiais dos arquivos classificados como sigilosos pela Força Aérea Brasileira.   


Diferentes Formas de Se Ver o Céu - 20h30 - no mesmo localROBERTO BOCZKO

Usando como base a teoria de que ondas gravitacionais originadas de choques de buracos negros abrem novas janelas de observação, o palestrante irá descrever os diferentes meios de se 'ver' o céu. Desde a observação a olho nu, passando pelo uso de telescópios com diferentes filtros coloridos, observações infravermelhas e ultravioletas, raios gama, raios cósmicos. A palestra abordará ainda as observações indiretas causadas por trânsitos celestes e efeitos doppler.
  
Roberto Boczko
Mestre e doutor em astronomia, pelo Instituto Astronômico e Geofísico da USP (IAG-USP). Professor aposentado de Astronomia do IAG-USP nos cursos de Graduação e Pós-graduação em Astronomia. Pesquisador aposentado em Astronomia no IAG-USP. Orientador aposentado de alunos de pós-graduação em Astronomia. Autor do livro “Conceitos de Astronomia” (Editora Edgard Blücher). Coautor dos livros “Marte: novas descobertas”, “Astronomia e Astrofísica”, “Astronomia: uma visão geral” (IAG-USP). 

Dia 26/7/2016 - terça-feira -  teatro municipal Castro Alves - Araçatuba

A Ida do Homem à Lua: Verdade ou Fraude? - 19hLEO BENEZ

A ida do homem à Lua teria sido a grande farsa do século? Tudo teria sido forjado e montado em estúdio, como alegam os adeptos da teoria da conspiração? O palestrante irá confrontar os 
argumentos que tentam provar que o homem não foi à Lua, à luz da análise científica e das evidências astronômicas modernas.
Leo Benez
Analista de informática e eletrônica, fotógrafo, perito em análise de imagens, astrônomo amador e diretor do INAPE (Araçatuba/SP).  

Meteoritos: Lendas, Mitos e Contribuições Extraterrestres - 20h30BETTY ZUCOLOTTTO

A chegada de um meteorito em forma de um estrondoso e brilhante bólido causa espanto até nos dias atuais. Apesar de serem descreditados pela ciência até o início do século XIX, foram adorados como deuses e bastante utilizados como armamentos, ferramentas e objetos cerimoniais desde os primórdios da humanidade. Os meteoritos, inclusive, contribuíram para o avanço do conhecimento na metalurgia e geologia através de tecnologias que revolucionaram o mundo, tais como os microscópios geológicos e metalográficos.
  
Maria Elisabeth Zucolloto 
Graduada em Astronomia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978), mestrada em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988) e doutorada em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995). Especialista em meteoritos, atualmente é professora associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro e curadora de meteoritos do Museu Nacional. Tem experiência na área da astronomia, com ênfase em astrofísica do Sistema Solar (Meteoritos). Atua principalmente com meteoritos, meteorito brasileiros, meteoritos metálicos e bólidos.


Dia 27/07/2016 - quarta-feira - teatro municipal Castro Alves- Araçatuba

CINEMA E VÍDEO

Contato - 16h

Sinopse:
Ellie (Jodie Foster) é uma astrônoma que coordena uma equipe de cientistas à procura de vida em outros planetas. Depois de dois anos de duro trabalho, ela recebe mensagens através de um radiotelescópio. Decifrando as mensagens recebidas, Ellie e o governo americano tentam fazer contato com extraterrestres. Filme baseado no livro de Carl Sagan.

TRAILER: https://youtu.be/D7tGBg38rzc

Exopsicologia: Pesquisando Contatados e Abduções Alienígenas - 19hMONICA BORINE

A exopsicologia é um ramo da psicologia que estuda os aspectos psicológicos relacionados aos fenômenos anômalos da consciência em relação aos OVNIS, contatos alienígenas, interdimensionais ou temporais. Pesquisas estão sendo realizadas para uma maior compreensão destas interações tanto na psique quanto no comportamento humano. Pessoas no mundo todo alegam ter contatos com alienígenas ou ter sofrido algum tipo de abdução. Nesta palestra será apresentado casos e evidências, as implicações da interação entre pesquisador e objeto de estudo e o surgimento das novas ciências como exopolítica e exodireito, preocupadas com o fenômeno e suas implicações na humanidade.
 
Drª. Monica Borine

Psicóloga clínica mestrada em Neuropsicologia pela USP/UMESP/SP e doutora em psicologia da saúde em avaliação na saúde mental pela USF/SP. Pesquisadora na área da psicologia e de fenômenos anômalos da consciência, UFOS e contatos alienígenas. Editora do periódico científico "Revista Exociência". Pós graduada nas áreas de psicologia corporal e energética nos EUA. Membro educacional do Exopolitis Institute (Hawai/EUA). Yogaterapeuta formada na Índia e meditação na Soto Zen. 

Pesquisa Ufológica na Serra da Beleza - 20h30ARTHUR FERREIRA 

O palestrante irá apresentar o resultado de 27 anos de pesquisa na Serra da Beleza, que faz parte da cidade de Conservatória, distrito de Valença/RJ, com fotos e depoimentos em vídeo das testemunhas.
  
Arthur Ferreira
Pós graduado em gestão pública, ufólogo pesquisador de campo. Membro da Associação Fluminense de Estudos Ufológicos.

Dia 28/07/2016 - quinta-feira - teatro municipal Castro Alves - Araçatuba

O Vaticano e o Fenômeno UFO - 19hGENER SILVA

O Vaticano, instituição milenar, se prepara cautelosamente para a revelação da existência de vida extraterrestre, dentre outras medidas, realizou conferência de cinco dias sobre astrobiologia (ciência que estuda a vida no cosmos), pela Academia Pontifícia do Vaticano de Ciências, presidido pelo seu líder religioso Dom Marcelo Sánchez Sorondo, onde os especialistas se reuniram para discutir a descoberta e as implicações da existência de vida extraterrestre para a nossa civilização atual e consequentemente para a religião.

Gener Silva
Ufólogo da linha científico/holística. Fundador do INAPE, advogado, comerciante, presidente do Sindicato do Comércio de Araçatuba e diretor da Federação do Comércio do Estado de São Paulo.

Um Enfoque Científico dos Contatos Imediatos do Quinto Grau: O Mistério do Século XX Desvendado - 20h30JÚLIO NAVARRO

O palestrante discursará sobre os conceitos e significados dos supostos contatos imediatos de quinto grau, popularmente chamados de "contatados", que foram pesquisados no "Final Contact Project". Serão abordados os resultados e as conclusões que poderiam comocionar a comunidade científica e a sociedade em geral.

Júlio Navarro
Médico, pesquisador científico, especializou-se em cardiologia clínica e membro da sociedade brasileira de cardiologia, da associação de medicina intensiva brasileira e da sociedade brasileira de nutrologia. Autor de varias publicações científicas e de cinco livros em temas fronteira da ciência, entre eles “El Síndrome del capitalismo: prognóstico reservado. El extraordinario caso de Vitko Novi” (2009) e "Odisea en los Andes: 1983 el año en que hicimos contacto" (a ser lançado em julho de 2016) na área da ufologia científica e a exopolítica.

Dia 29/07/2016 - sexta-feira - teatro municipal Castro Alves - Araçatuba

CINEMA E VÍDEO

Apollo 13 - 16h

Sinopse:
Em 1970, a NASA envia à Lua um novo grupo de astronautas, na missão Apollo 13. Porém, já no espaço, um tanque de oxigênio explode. Com o acidente, os astronautas Jim Lovell (Tom Hanks), Jack Swigert (Kevin Bacon) e Fred Haise (Bill Paxton) não conseguem seguir para Lua. Pior que isso: eles correm o risco de ficar sem oxigênio e energia suficientes para voltar à Terra. Agora, a equipe a bordo e a equipe em Terra correm contra o tempo para consertar a nave.


TRAILER: https://youtu.be/-mQCUOEHhxo


Taxonomia de Buracos Negros - 19hALEXANDRE CÉSAR NEVES

Apesar de todo avanço da astrofísica, buracos negros ainda são constructos teóricos onde, para cada modelo, há um buraco negro específico. Deste modo, taxonomia de buracos negros trabalha na classificação destes modelos, colocando-os nas categorias de buracos negros cosmológicos, estelares, supermassivos e miniburacos negros. O palestrante irá abordar estes aspectos e suas implicações e relações com as dobras espaço-temporais bem como sua busca observacional.
   
Alexandre César Neves
Astrônomo planetarista e coordenador de mostras científicas do Centro Integrado de Ciência e Cultura - CICC de São José do Rio Preto.


Filosofia e Astronomia na Série Star Trek - 20h30PAULO IRINEU FERNANDES

Pressupostos cosmológicos (filosofia pré-socrática e astronomia - arqueoastronomia e cosmologia). O conteúdo científico-astronômico por trás da série Star Trek, o aspecto pioneiro do show, tendo em vista a ciência e a tecnologia (teletransporte, inteligência artificial, viagens espaciais, astronáutica, etc).
  
Paulo Irineu Fernandes
Doutor em geografia humana e cultural e mestre em filosofia política e social pela Universidade Federal de Uberlândia. Pesquisador em educação, cosmologia, teoria crítica, geofilosofia, geografia humana e cultural, política e arte. Pesquisador do grupo de estudos de teoria crítica e filosofia social da Universidade Federal de Uberlândia. Líder do grupo de pesquisa em geofilosofia do Instituto Federal do Triângulo Mineiro. 

2 comentários:

Anônimo disse...

Boa noite. Procuro contato de exopsicólogo no Brasil (exceto Monica Borine de SP, que se encontra indisponível) para pesquisa sobre o assunto. Teria algum contato para me passar? Agradecida.

Angela P. Amui.

Hélio Consolaro disse...

Angela, entre em contato com Gener Silva, Araçatuba, gener@terra.com.br