AGENDA CULTURAL

14.7.16

Inauguração da nova sede do Partido dos Trabalhadores com música


O Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores de Araçatuba inaugura sua nova sede na sexta-feira, 15/07/2016, 20h, na av. Ibirapuera, 220 - esquina com a rua Porangaba (Bairro Planalto). Acesso gratuito.

A animação musical estará a cargo do Coletivo Mulatada Brasileira que anima as festas com a degustação de disco de vinil. Será um momento de encontro de filiados e amigos do partido com a música brasileira. O evento não é aberto ao grande público por se tratar de um lugar pequeno.

Conheça as propostas e a história do Coletivo Mulatada Brasileira:

       O Coletivo Mulatada Brasileira é formado por um grupo de amigos que, tendo paixões em comum, decidiram se unir para por em prática ideais e prazeres que os movem e que, acreditam, tenham o poder de fazer a diferença no convívio social e cívico das pessoas. Colocando em foco, principalmente, a aceitação das diferenças, combate ao racismo, homofobia e todos os tipos de preconceitos. É forte também no coletivo a valorização dessa miscigenação que é o brasileiro, por isso fazem questão de sempre formatar seus projetos tendo como referência essa mistura, saudando principalmente as raízes africanas que todos os brasileiros têm.

 O CMB tem três frentes de atuação. HI- FIDELIS, Chá com Bolachas e Seri- Rica Serigrafia.

SOBRE O HI-FIDELIS: Degustação de LPs
 É um convite à população para uma degustação de discos de vinil. Um convite aos colecionadores (que podem levar seus próprios discos) e apreciadores de música em geral. Os locais escolhidos para o evento são variados, vão desde botecos na periferia (onde surgiu o projeto) e restaurantes, até museus e escolas.

 Na coleção particular dos integrantes do Coletivo, nota-se fortemente a presença da música negra, mas também existe espaço para outras etnias musicais. A seleção vai desde os sambas dos morros e a nossa MPB em geral até o Soul, Funk, Rock 'n Roll,  Reggae e Pontos de Umbanda.

 É criada uma atmosfera de descontração para que as pessoas sintam-se à vontade e tenham um momento de lazer diferente das opções que existem na cidade, pois, além dos LPs cada edição também é composta por alguma intervenção artística, com apoio de atores, fotógrafos, VJs e artistas plásticos da cidade. O local também é decorado com tecido chita, colagens e objetos do acervo de cada integrante do coletivo. Também são usados incensos e, quando permitido, iluminação personalizada.
Também produzem um cartaz exclusivo para cada edição, que é feito utilizando a técnica da serigrafia artesanal (Seri-Rica)


SOBRE O CHÁ COM BOLACHAS- Feira de Trocas

 O evento surgiu da ideia de realizar um evento diurno ocupando um parque ou praça no dia de domingo. É escolhido esse período para poder atrair um público cuja faixa etária seja mais diversa, atraindo assim para o espaço crianças, jovens e adultos.

 O Chá consiste em uma feira livre de trocas, a princípio de discos de Vinil. Por proposta do público, outros produtos entraram no estoque do evento, como livros, frutas e produtos artesanais. Além da música, que também é escutada na vitrola, o evento conta sempre com uma intervenção cênica e literária. 
 Para que seja criada uma identidade, o CMB realiza o mesmo tipo de ambientação em todos os seus eventos, apenas no “Chá”, são inclusas cadeiras de praia e cangas para o público sentar. Além do espaço sempre aberto para terceiros também exporem suas artes ou apenas ocuparem seus lugares na praça. O cartaz de divulgação também é feito com a mesma técnica serigráfica.

 Como proposta de programa leve para o final de semana, muitas pessoas do público aproveitam o espaço da praça para praticar esportes como futebol e capoeira, andar de patins, bicicleta ou slackline. No final acaba acontecendo de uma forma muito espontânea a interação do público entre si e tudo que está acontecendo. 

SOBRE SE-RICA – SERIGRAFIA ARTESANAL

Utilização da técnica da Serigrafia na produção de cartazes divulgação dos eventos realizados pelo coletivo. A técnica também é utilizada em camisetas, onde são feitas estampas desenhadas por Gé Coltré, integrante do CMB e/ou inspiradas nas obras de artistas que servem de referência para o grupo. Ex; Gilvan Samico.

A Seri-Rica também compõe a decoração dos eventos. E, para um projeto futuro, também será utilizada em campanhas, onde serão criados lambes de protesto contra racismo, homofobia, machismo, desmatamento, desperdício, etc.


INTEGRANTES

 Carla Silva, 29 anos, de Araçatuba. Poetisa, tendo publicado seu livro de bolso intitulado “Poesias Apressadas em 2013. Atuou no coletivo Oficina de Macacos no ano de 2014 cuidando da área literatura/intervenções poéticas durante os eventos. Integrante do Coletivo desde o início, 2014, desempenha o importante papel de agregar conteúdo literário aos eventos do Coletivo, inclusive atraindo novos escritores locais Geversom Santos Coltre, 35 anos, brasileiro, natural da cidade de Birigui é formado em Publicidade e Propaganda e hoje se dedica integralmente ao campo das atividades artísticas, como o teatro (2014), grupo de contação de histórias, Filhos de Iara (2014) e a produção de mosaicos, fruto de uma Oficina Cultural em que participou. Integrante do Coletivo Mulatada Brasileira desde o início, encabeça a área artística do grupo, onde é o principal responsável pelo projeto Seri-Rica, de serigrafia artesanal.

  Tamires Santiago, 28 anos, araçatubense. Colecionadora e difusora da Cultura do Vinil na cidade de Araçatuba, junto com outros colecionadores deu início às primeiras feiras e eventos com discos de vinil realizados na cidade (2013). Produtora  do Projeto Oficina de Macacos, desde 2012, que tomou grandes proporções e se tornou um Espaço Cultural na cidade de Araçatuba. Participa do Coletivo Mulatada Brasileira desde o início atuando como produtora executiva e social media.



Nenhum comentário: