AGENDA CULTURAL

24.1.17

Canto do Uirapuru: um romance de formação num Brasil rural e conteporâneo

Canto do Uirapuru é um livro para jovens leitores. Indicado para jovens desde 10 anos de idade. Para as escolas, para os alunos do Fundamental 2 e para o primeiro ano do Ensino Médio.


O livro ganhou o Prêmio Literário Biblioteca Nacional, categoria juvenil, 2016.
Antes dessa linda premiação, o livro foi indicado como um dos finalistas do Prêmio Barco a Vapor. Infelizmente, ele não ganhou esse prêmio, mas a indicação me ajudou a conhecer a escritora Índigo que compôs a banca de avaliadores. A Índigo foi generosa e escreveu a quarta capa do livro, que, além de uma indicação, é uma mensagem de carinho.
Sobre a Autora: Érica Bombardi : Trabalha no mercado editorial desde sua graduação em Editoração, na USP, em 2000. Escreve desde 2005. Publicou dois livros e vários contos, como, Canto do Uirapuru (2016), Além do deserto (2012), A Caçadora de Dragões D'Água (2015), "Por dentro" (premiado no Concurso de Contos Paulo Leminski), entre outros.

Romance de formação num Brasil rural e contemporâneo 
Canto do Uirapuru lança lufada de ar fresco no regionalismo literário, revelando 
autora que ousa encarar o campo como cenário para tramas surpreendentes

Max tem 16 anos, cabelos da cor da terra rossa e uma vontade danada de ir embora. "Sair desse fim de mundo", como imagina em pensamento, para estudar na cidade grande. Assim deixaria para trás a Canto do Uirapuru, fazenda que teve seus tempos áureos na época do café, mas que, agora, é marcada pela decadência. Não fosse o trabalho e o cuidado das cinco famílias que ainda moram por lá, plantando e dividindo a colheita, o abandono seria ainda maior.
Mais do que as ruínas do passado, o que incomoda Max é ser tudo sempre igual. As pescarias com o vô, as brigas com a gangue do Bartira, o namorico com Deia, a polenta da mãe e a saudade do pai. 
Será que, quando for embora, será capaz mesmo de deixar isso tudo para trás? De um dia para o outro, porém, uma novidade que vem de longe pode transformar a Canto do Uirapuru e a cabeça de Max. Um desafio, uma maldição e as surpresas do passado rondando o presente — tudo isso vai emergir numa história de disputas e de paixões, para causar rebuliço nas certezas de muita gente.
Um romance de formação contemporâneo, que tem a ousadia de abordar, com originalidade, o espaço rural brasileiro. Com este Canto do Uirapuru, Érica Bombardi se revela uma das autoras mais surpreendentes do cenário atual. Sua escrita atraente e leve alia-se à enorme capacidade de dar vida a microcosmos exuberantes, desenhando uma narrativa capaz de apreender detalhes muito sutis da cultura brasileira. Com isso, não perde de vista o espaço de disputas e o viés político oculto em toda (boa) literatura. De quebra, lança uma lufada de ar fresco na literatura regionalista brasileira, mostrando que, na contramão do que tem prevalecido na prosa contemporânea, o campo é, ainda, lugar poderoso para a ficção.

TRECHO
Achei minha pergunta bem normal, mas deve ter picado Lina. Ela se levantou de um salto e veio para cima de mim. Aninhou meu rosto entre suas mãos e me forçou a me levantar, e, do nada, me lascou um beijo. Apertou seus lábios contra os meus numa pressão forte e doída, depois mordiscou meu lábio inferior e o puxou entre seus dentes até soltá-lo.
Tão repentinamente quanto se aproximou, ela se afastou. Ficando ainda de pé, a uns dois passos à minha frente. Eu devia estar com a cara mais abobada deste mundo porque, vamos ser francos, estava mais preparado para arrastar meu corpo de uma vala do que ser beijado. Ela notou meu ar besta, até mesmo eu notei meu ar besta, o que queria dizer que eu estava mesmo bem besta. Lina sorriu de novo daquele jeito vazio, e meneou a cabeça, fazendo sua franja longa e loura sair da frente de seus olhos.
    O que vocês, caipiras, fazem para se divertir?
    Vamos voltar.
Me pus a andar à frente. Ela não podia ver meu rosto em brasa e meu coração pulando na boca. Menina mais besta. Mimada e besta. Se se perdesse naquele mato, tava nem aí.


Título: Canto do Uirapuru 
Escritora: Érica Bombardi 
Páginas: 156
Dimensões: 14x21cm 
ISBN: 978-85-5909-003-1 Preço: R$ 34,40
Editora Escrita Fina (RJ)

Contato no Estado do Rio de Janeiro: 
Jorge Alberto
+55 (21) 2303-5223 livrarias@zit.com.br    


Contato no Estado de São Paulo:
Casa de Livros Distribuidora: (11) 5189-8080 1 98335-9261 vendas@distribuidoracasadelivros.com.br



Nenhum comentário: