AGENDA CULTURAL

26.1.17

Compro, preparo e como o peixe pangaço. Eta peixe bom!

Filé de panga
Hélio Consolaro*

ENQUANTO FAZEM CAMPANHA CONTRA O CONSUMO DO PANGA, VOU COMENDO O MELHOR PEIXE A PREÇOS BAIXOS 

CLIQUE AQUI E OUÇA O QUE DIZ A ANVISA SOBRE O CONSUMO DO PEIXE PANGA

OS INTERESSES COMERCIAIS EM JOGO, LEIA AQUI A BBC DE LONDRES

Hás alguns anos, comi num jantar chique um peixe diferente, cuja carne era saborosa, não era o tempero que era saboroso, era a carne mesmo. Tão saborosa quanto a carne de porco.

Fui até a cozinha do evento e perguntei ao chefe que peixe era aquele. E ele me respondeu: "pangaço". Anotei e comprei várias vezes. Até que a minha esposa foi procurar o peixe num supermercado de Araçatuba e não o encontrou mais à venda. A direção da casa explicou que o peixe fazia mal, não era bom.

Como há gente que não se sente bem se não estiver fazendo uma maldade (maldizer é a única coisa que lhes produzem orgasmos) e tais pessoas são frequentadores inveterados da internet, corri à rede para buscar informações.

Encontrei um site: http://www.e-farsas.com/peixe-panga-perigo-para-saude-verdadeiro-ou-falso.html , que fazia o papel da contrainformação, dizendo da falta de base da acusação feita por alguém contra o consumo do peixe pangaço. E passa alguns endereços cujas informações são honestas:
-->
Panga adulto, inteiro

Peixe-panga é o termo normalmente utilizado para designar espécies de peixe pertencentes ao gênero Pangasius, da família Pangasiidae, da ordem dos Siluriformes. É conhecido popularmente como peixe-gato (catfish). Trata-se de um peixe similar ao bagre cultivado há mais de 1000 anos no rio Mekong, um dos maiores rios do sudeste asiático e um dos mais importantes para a economia local. O nome Mekong vem do idioma tailandês e significa, em tradução livre, "Mãe água". A bacia do Mekong é uma das mais ricas do mundo em biodiversidade, sendo que mais de 1200 espécies de peixe já foram descobertas na região e são uma fonte vital para a dieta da população local.
No Mekong superior, ao longo da porção nordeste, na fronteira com o Laos, o rio é relativamente limpo e possui uma fluidez considerável. A água tende a ser neutra com um pH variando de 6,9 a 8,2. Na parte baixa do Mekong, a água é turva, especialmente durante a época de chuvas. Devido à erosão dos barrancos ao longo da margem, a água passa a ter uma coloração amarelada, cor de terra. A temperatura do rio varia de 21,1 a 27,8 °C e o pH entre 6,2 e 6,5: https://pt.wikipedia.org/wiki/Peixe-panga

*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Membro da Academia Araçatubense de Letras



Nenhum comentário: