AGENDA CULTURAL

5.3.17

Doação de remédios, uma ação entre amigos


Hélio Consolaro*

Em que pese a boa intenção do médico vereador Flávio Salatini (PMDB) em criar a Farmácia Participativa por projeto de lei, tal iniciativa deve ser do terceiro setor (da comunidade, da cidadania), jamais do poder público, pois se trata de uma ação de solidariedade. Além disso, uma Farmácia Participativa fica mais fácil de ser administrada sem a presença da Secretaria Municipal de Saúde, já que ela não consegue administrar à altura a farmácia popular.     

Não sei se o médico-vereador conhece um grupo existente no Facebook formado por gente de Araçatuba que já faz isso. Chama-se "Doação de Remédio de Araçatuba": https://www.facebook.com/groups/918725911578042/?fref=ts com o seguinte objetivo:

"Com comprovação de receita, envio por correio, ou se for na cidade em mãos, o grupo não está aqui para substituir os remédios que fazem lista da farmácia popular, não podemos deixar de buscar nossas receitas em dia e fazermos valer nossos direitos pegando nosso remédio nos postos e farmácia popular, aqui é só um socorro, não temos como substituir jamais as farmácias populares. Obrigada pela compreensão."

O grupo foi criado em 01/04/2016 e é administrado por Andréia Moreira Blaya (professora) e Kátia Moreira Silva. Está beirando o número de 4 mil participantes e nele estão boa parte dos vereadores de Araçatuba. Não seria o caso de fortalecer esse grupo? Ou são propostas diferentes?

Eis a minha contribuição na discussão do assunto.

*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Membro da Academia Araçatubense de Letras 

Nenhum comentário: