AGENDA CULTURAL

28.3.17

Fralda geriátrica e fraude

Hélio Consolaro*

Estou acompanhando a polêmica da entrega das fraldas geriátricas por parte da Prefeitura de Araçatuba e fico pensando quando entrarei também na fila. A velhice chega para todos, até para os canalhas.

Nós já tivemos um prefeito que usava fralda geriátrica. Havia a oposição maldosa que fazia chacota disso, não sabia ter ética.

Na época em que nasci, não existiam fraldas descartáveis para crianças. Os cueiros eram confeccionados pela mãe, avó, etc. E poucos envelheciam tanto que precisavam usar fraldas.

Atualmente surgiu um novo tipo de mulher na praça, as chamadas “marias fraldão”, que fazem par com as “marias chuteira” e “marias gasolina”. A “maria fraldão” arruma um velhinho por companheiro, procura ter um filho com ele, para herdar sua aposentadoria. Cada um se vira como pode.

Minha mãe tem 91 anos, recebe a pensão de meu pai via INSS e ajuda dos filhos. Podia muito bem se beneficiar da saúde pública na aquisição dos remédios, das fraldas, tem perfil socioeconômico para isso, mas se nega. Não sei se é orgulho ou dignidade.

Já lhe expliquei que não se trata de esmola, mas saúde é um direito de todos, está escrito na Constituição de 1988 que criou o Sistema Único de Saúde, o SUS. O atendimento é universal, não pode beneficiar apenas os pobres, todos pagam impostos, mas de nada valem meus argumentos. 

A Secretaria Municipal de Saúde precisa cadastrar os beneficiados com muito critério para que não haja fraude, para ninguém pegar a fralda para um parente morto, por exemplo; mas a Prefeitura não pode negar o benefício para uma pessoa alegando que ela seja ”bem de vida”, porque a saúde é um direito de todos.

Às vezes, o prefeito tem bons assessores, mas ele não escuta ninguém, então, quase sempre monta num porco. Ainda mais que os palmeirenses andam todos faceiros.


*Hélio Consolaro é professor, jornalista, escritor. Membro da Academia Araçatubense de Letras

Um comentário:

Gabriel Araújo dos Santos disse...

Este, como disse o Obana, "Este é o cara!". Entende ate de fraldas, e segura a nossa atenção ao falar de "cueiros". Gostei!!!!