AGENDA CULTURAL

22.4.17

A enxada azul do prefeito Dilador

Como também o prefeito quer sacrificar os donos de terrenos baldios que não cuidam deles com altas multas
Hélio Consolaro*

A administração do PSDB mandou trocar a cor do teatro municipal Castro Alves de Araçatuba, porque considerou que a cor vermelha era partidária, já que a administração anterior era do PT, então pintaram-no de azul, alegando que é uma das cores da bandeira do município, mas também é a cor forte da agremiação dos tucanos. 

Agora, mais que de repente, quando ficou claro que o PSDB está atolado até o pescoço na Operação Lava Jato, o azul passou a ser endemoninhado, eis que surge o jogo Baleia Azul, iniciado em 2015 na Rússia, que leva adolescentes já fragilizados com a sua existência ao suicídio.

O prefeito de Araçatuba, recém-empossado, Dilador Borges (PSDB) passou, a exemplo de João Dória (prefeito tucano de São Paulo) a ser em tudo o primeiro. A primeira vassourada, a primeira vacina, a primeira xícara de café. Tudo passa primeiro por seu bico. 

Como Dilador gosta da enxada, símbolo da agricultura primitiva, à moda antiga, ele está sempre com a enxada na mão (sem ter calos), dando a primeira enxadada, como símbolo do trabalho. Já estão falando por aí que o símbolo de sua administração será a enxada e o facão.

O prefeito Dilador visitou o centro POP, casa da Secretaria Municipal de Assistência Social e convidou na sua fala os moradores de rua a pegarem na enxada para limpar a cidade. A conversa não terminou de forma amigável.

Como também o prefeito quer sacrificar os donos de terrenos baldios que não cuidam deles com altas multas (geralmente, de propriedade de especuladores imobiliários), que envolve capina, enxada, então já estão falando pelas redes sociais da enxada azul (enxada do PSDB) que está levando Araçatuba ao suicídio.

Com o povo não se pode, principalmente numa democracia, o negócio é fazer piada: a enxada azul do prefeito Dilador. Quem receber essa enxada azul vai ter como desafio capinar 30 lotes de Araçatuba.

*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. 

Nenhum comentário: