AGENDA CULTURAL

29.4.17

Lançamento do livro "A dama da caridade" em Araçatuba

Biografia comemorativa revela a surpreendente história de superação de Benedita Fernandes.
E muitas outras, de uma mulher que ‘causou’…
 
O ano de 2017 engloba quatro datas marcantes na história de Benedita Fernandes. Por esse motivo, associado ainda aos 160 anos de nascimento da Doutrina Espírita, com o lançamento de ‘O Livro dos Espíritos’, em 18 de abril de 1857, na França, por Allan Kardec, uma edição comemorativa da biografia da benemérita será lançada. Em Araçatuba e no Brasil.

No dia 6 de maio (sábado), a partir das 10h30, no Museu Araçatubense de Artes Plásticas (MAAP), o biógrafo dela, araçatubense Antonio Cesar Perri de Carvalho, fará o lançamento oficial da obra ‘Benedita Fernandes. A Dama da Caridade’. “É edição comemorativa – ampliada, atualizada e revisada – inspirada na obra intitulada ‘Dama da Caridade’. A primeira edição foi lançada pela União Municipal Espírita de Araçatuba há 35 anos (1982) e, depois, pela Editora Radhu, de São Paulo, em 1987. A publicação de agora é, efetivamente, uma nova obra”, diz o autor.

Perri destaca que “a primeira versão de ‘Dama da Caridade’ atingiu vários rincões, motivando interesse dos leitores pela biografada e estímulo à criação de núcleos de trabalho espírita com o nome dela. Companheiros espíritas, de várias regiões do País, há muito solicitam a reedição desta obra biográfica. Como se encontra esgotada há anos, e já passados 30 da última edição, entendemos que a elaboração de uma nova versão seria mais adequada”.

Além dos 35 anos da primeira publicação e dos 30 anos da segunda edição, dois outros estímulos nortearam a empreitada literária: 85 anos de fundação da Associação das Senhoras Cristãs, por Benedita Fernandes, em 6 de março de 1932, e 70 anos da desencarnação dela, em 9 de outubro de 1947. “São datas relevantes, que justificam a publicação, principalmente porque possibilitará que mais e mais pessoas conheçam a história surpreendente de superação de Benedita Fernandes: a mulher que revolucionou a própria vida para se transformar em pioneira do serviço de saúde mental no interior do Estado. E no próprio Brasil”, acrescenta o autor.

Ele morou durante 41 anos em Araçatuba. “Após nossa mudança da cidade, eventos relacionados à dona Benedita Fernandes foram mantidos pelos órgãos da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo sediados na cidade – USE Regional e Intermunicipal. Vários destes contaram com a ação e o entusiasmo do jornalista Sirlei Nogueira, atual presidente da USE Regional de Araçatuba, responsável pelo lançamento de Benedita Fernandes. A Dama da Caridade’, uma parceria da USE, de Cocriação Editora, que inicia atividades e de Face Espírita”.

Segundo o jornalista Sirlei Nogueira, “a biografia reflete a proposta de trabalho da editora: cocriar. ‘Benedita Fernandes. A Dama da Caridade’ nasce nesse contexto, com apoios de várias instituições espíritas, da cidade e região, principalmente. Mas, já com reflexos pelo Brasil. A Associação das Senhoras Cristãs Benedita Fernandes é uma das cocriadoras”.
 
OLHAR À DAMA. OLHAR A CARIDADE
 
Em 2013, em comemoração aos 130 anos de nascimento de Benedita Fernandes (27 de junho de 1883), o espaço dedicado às artes plásticas, em Araçatuba, foi ocupado por quadros e fotografias da época do trabalho pioneiro realizado por ela. O lançamento do novo livro, no dia 6 de maio, também marcará a abertura da segunda versão da Exposição ‘Olhar à Dama. Olhar a Caridade’, que ficará aberta ao público até o dia 27 de maio.

“A ideia da exposição, naquele ano, foi retratar cenas marcantes da trajetória de dona Benedita, nas telas. Por isso, as pinturas foram encomendadas a artistas plásticos de Araçatuba, Birigui, Guararapes e Penápolis, que se inspiraram no livro biográfico ‘Dama da Caridade’, de Cesar Perri, então presidente da Federação Espírita Brasileira. Foi oportunidade de direcionar o olhar a um dos exemplos marcantes da ação de um ser humano em prol de milhares de pessoas em vulnerabilidade social”, explica Nogueira. A exposição ocorreu entre 25 de junho e 27 de julho de 2013.

“As telas e retratos de época focalizam momentos antes de 1932 até 1947. Na atual versão, novos enfoques serão incluídos, traduzindo as recentes mudanças nos serviços prestados pela Associação das Senhoras Cristãs Benedita Fernandes. O objetivo é mostrar que ‘o Benedita’ não fechou; mudou formatos de atendimento”, conclui o organizador. A Prefeitura de Araçatuba apoia a iniciativa por meio da Secretaria Municipal da Cultura.
 
O BIÓGRAFO
 Antonio Cesar Perri de Carvalho é espírita desde os oito anos de idade, com mais de 53 anos de atuação em direção de instituições espíritas. Participou da fundação e como dirigente de Mocidade e de Centro Espírita, em Araçatuba, onde presidiu Órgão Municipal da USE (União das Sociedades Espíritas). Também foi presidente da USE-SP, da FEB (Federação Espírita Brasileira) e membro da Comissão Executiva do CEI (Conselho Espírita Internacional). Articulista de periódicos espíritas desde 1971, é autor e organizador de dezenas de livros espíritas.

Profissionalmente, Perri foi professor-titular da Faculdade de Odontologia de Araçatuba da Unesp, doutor em ciências e livre-docente, pró-reitor da Unesp. Atuou na USP (Universidade de São Paulo), UnB (Universidade de Brasília), universidades privadas, Ministério da Educação e foi presidente da Associação Brasileira de Ensino Odontológico. Ele é autor de mais de uma centena de artigos científicos e de livros profissionais.
 
SERVIÇO
 
Dia 6 de maio, sábado, 10h30
Lançamento do livro
Abertura da exposição | 6 a 27 de maio
Maap | Rua Duque de Caixas, 29
Araçatuba.SP
INFO | sirleinogueira@yahoo.com.br | 18 99709.4684

Nenhum comentário: