AGENDA CULTURAL

22.5.17

Dia do Desafio - 31 de maio de 2017 - Sesc

COORDENADO PELO SESC SP EM TODO CONTINENTE AMERICANO, DIA DO DESAFIO CHEGA À SUA 23ª EDIÇÃO, DIA 31 DE MAIO, MOBILIZANDO MAIS DE 3 MIL CIDADES EM CERCA DE 18 PAÍSES



Neste ano, o objetivo é propor uma participação mais ativa e
engajada da população, com os adeptos da prática esportiva desafiando pessoas próximas, amigos e familiares a incluir a atividade física em seu cotidiano.

O Dia do Desafio, tradicional evento que reúne milhares de pessoas distribuídas pelo mundo em torno do incentivo à prática regular de atividades físicas e esportes, chega em 2017 à sua 23ª edição. Sob coordenação do Sesc SP no continente americano desde 2000, neste ano o Dia do Desafio ocorrerá em
31 de maio, quarta-feira, em aproximadamente 3 mil cidades e em 18 países, numa competição saudável para ver qual delas mobiliza mais pessoas para prática de atividade física.

Atenta às mudanças de hábitos, de relações de convívio e da sociedade de uma forma geral, essa edição do Dia do Desafio propõe uma forma de participação mais ativa e engajada, além da competição entre as cidades. A ideia é que pessoas que já tenham o hábito se mexerem, influenciem e desafiem amigos e familiares a lhe acompanhar. E para aqueles que buscam um motivo para mudar de hábito, encare este desafio.

Para tanto, aqui no Brasil, o Sesc e seus parceiros promovem uma série de atividades da 0h até às 21h no dia 31 de maio. A programação prevê caminhadas; passeios ciclísticos; jogos e brincadeiras; recreação para crianças, adultos e idosos; demonstração e vivências de modalidades esportivas tradicionais, como futebol, vôlei, handebol e diversas outras atrações, além das ações feitas em empresas (como, por exemplo, a ginástica) e as atividades praticadas nas escolas e nas academias. Cada participação conta ponto para o resultado final das cidades.

Vale ressaltar que além da disputa entre municípios, o evento contará também com a categoria “Autodesafio”, em que a cidade tem o desafio de superar o número de participantes da edição anterior.

"O Sesc realiza o Dia do Desafio desde 1995. Em que pesem as mudanças sociais ocorridas no período, a busca pela mobilização da sociedade por meio da atividade física apresenta-se como ocasião
inspiradora para que o movimento seja cada vez mais inserido como prática cotidiana dos habitantes" ressalta Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc São Paulo.   

Para a efetividade dessa mobilização, a aproximação com as prefeituras e instituições dos diversos setores oferece laços para a colaboração mútua, que reverberam em benefícios para a sociedade em geral.

Para Maria Luiza Souza Dias, coordenadora do Dia do Desafio para o Continente Americano, “ao longo das realizações do Dia do Desafio, fomos descobrindo novas formas de motivar pessoas, grupos e cidades a praticar esportes e atividades físicas. Isso tem se refletido num maior engajamento da
comunidade, que cada vez mais reconhece a importância da prática regular como parte de sua qualidade de vida”, finaliza a coordenadora.

Cidade x Cidade – Os confrontos entre as cidades do continente americano para a 23ª edição do Dia do Desafio foram definidos em sorteio eletrônico realizado no último dia 8 de maio, em evento realizado no SESC Jundiaí, que contou com a participação de nomes importantes do esporte brasileiro como o medalhista olímpico Nalbert (vôlei), o pentacampeão mundial de futebol Edmilson e o craque das décadas de 60 e 70, Ademir da Guia. O sorteio foi transmitido pela internet e os internautas puderam acompanhar em tempo real toda a cerimônia.

Entre algumas das cidades desafiantes teremos os seguintes confrontos:

 Birigui (SP) x Cabudare (Venezuela)

 Araçatuba (SP) x Granada (Nicarágua)

 Guararapes (SP) x San José de Areocuar (Venezuela)

 Lins (SP) x Sayaxche (Guatemala)

 Valparaíso (SP) x Bahia Honda (Cuba)

 São Paulo (SP) x Porto Alegre (RS)

 Jundiaí (SP) x Uberlândia (MG)

Dia Do Desafio - Criado nos anos 1980 no Canadá, o Dia do Desafio tem como proposta de despertar o interesse das pessoas pela prática de esportes e atividades físicas, por meio de uma competição entre cidades. O SESC coordena o evento no Brasil desde 1995 e no continente americano desde 2000. 

O Dia do Desafio é uma iniciativa da TAFISA - The Association For International Sport for All, com o apoio da ISCA (International Sport and Culture Association) e da UNESCO e é realizado pelas prefeituras municipais em parceria com secretarias estaduais, ONGs, escolas, empresas, universidades, academias e outras instituições. Trata-se de um movimento comunitário que envolve poderes públicos, instituições privadas e cidadãos trabalhando em parceria para mobilizar o maior percentual de
participantes em relação ao seu total de habitantes.

Dia do Desafio
Dia 31 de maio, das 0h às 21h
Programação completa no endereço: www.diadodesafio.org.br

BIRIGUI

Aula Aberta de Dança de Salão

Os dançarinos Joyce Souza e Alexandre Decares conduzem a atividade que envolve ritmos nacionais e internacionais em uma aula descontraída, onde a troca de experiências e o diálogo sobre diferentes técnicas garantem a diversão. Não requer inscrição prévia.

Dia 31/5, às 18h30 no Sesc Birigui. Grátis. Livre.

ARAÇATUBA

Tchoukball

Com regras únicas, o Tchoukball é um jogo extremamente dinâmico, pois permite que jogadores de diversas habilidades possam participar do jogo sem que a outra equipe os atrapalhe, as equipes podem
realizar o ataque em ambos os lados da quadra e, tudo isso, sem contato físico. Com a orientação dos instrutores do Sesc. A atividade não requer inscrição prévia.

Dia 31/5, às 8h30 e 16h na Praça Getúlio Vargas em Araçatuba. Grátis. Livre.

Desafio na Praça

Aulas abertas de diversas modalidades, com a duração de 30 minutos cara, realizadas pelos instrutores do Sesc e das instituições esportivas participantes. A atividade não requer inscrição prévia.

Dia 31/5, às 16h30 e 19h na Praça Getúlio Vargas em Araçatuba. Grátis. Livre.

Pedalada do Dia do Desafio

Passeio de bicicleta recreativo em percurso urbano (10km) com saída e chegada na praça Getúlio Vargas em Araçatuba. Para participar é necessário trazer bicicleta com equipamentos de segurança (capacete, 
luvas) e também água para reidratação durante a atividade. Não requer inscrição prévia.

Dia 31/5, às 19h. Saída e retorno na Praça Getúlio Vargas em Araçatuba. Grátis. 16 anos.

Show Tim Maia 70 com grupo Ôncalo

Nascido na zona leste de São Paulo, o grupo difunde o conceito de street band. Usando instrumentos de metais e bateria desmembrada, a banda homenageia Tim Maia interpretando grandes sucessos do ícone do soul brasileiro.

Dia 31/5, às 20h. Praça Getúlio Vargas em Araçatuba. Grátis. 16 anos.

Nenhum comentário: