AGENDA CULTURAL

23.8.17

Conjuntos habitacionais precisam de área de lazer

Como já disseram, o homem se embrutece sem arte
Maquete da obra depois de pronta

Hélio Consolaro

Durante o anúncio da continuidade das obras do PEC (Praça de Esportes e Cultura) no Parque Atlético, conjunto habitacional do programa Minha Casa, Minha Vida (menos de três de salários mínimos) o prefeito Dilador Borges se mostrou meio contrariado, dizendo que a população não havia pedido aquela obra. A decisão de se empenhar no término dela foi sábia.

Embora eu tenha feito parte da administração municipal passada, eu digo que o prefeito Dilador devia estar contrariado com o prefeito Cido Sério por que não terminou aquela obra tão necessária. Aliás, todos os conjuntos deviam ter um equipamento daquele.


Nem sempre a população quer o melhor para ela, porque se vai ter escola, já tem creche e transporte coletivo, e vai ter UBS, o básico está garantido, faltava o lazer. 


Na construção do conjunto habitacional  Atlântico, o erro foi fazer casas geminadas e asfalto de péssima qualidade. Nisso estão implicadas a Caixa Econômica Federal e a Prefeitura de Araçatuba.


Se os condomínios melhores têm um clube dentro deles para garantir a convivência e o lazer, os conjuntos habitacionais também necessitam. Afinal, como canta os Titãs: "A gente não quer só comida / A gente quer comida / Diversão e arte". 


Os conjuntos habitacionais são compostos de casas pequenas. Durante a semana, as pessoas trabalham, mas nos fins de semana a família toda não cabe na casa, aí entra a utilidade dos equipamentos comunitários na conviência. Principalmente no Parque Atlântico, onde há muitas crianças. 



As atividades esportivas, lúdicas e culturais nos bairros, além dos conjuntos habitacionais é uma forma preventiva de combater as drogas, o crime e a violência. Como já disseram, o homem se embrutece sem arte

*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Araçatuba-SP 

Nenhum comentário: