AGENDA CULTURAL

29.10.17

Jonathan Azevedo, o Sabiá, "estou preparado, desde que nasci, para fazer um galã"


O Sabiá de 'A Força do Querer' diz que já 

viveu muitos amores, conta que perdeu 

amigos para o tráfico e afirma que se 

considera vitorioso na vida


REVISTA QUEM
POR RAQUEL PINHEIRO / FOTOS: FAYA / DIVULGAÇÃO



Jonathan Azevedo (Foto: FAYA/ Divulgação)
Sabiá tinha tudo para ser um daqueles personagens que o público detesta com força. Traficante de drogas e assassino, o criminoso de Jonathan Azevedo em A Força do Querer virou um sucesso, ganhando uma legião de fãs entre crianças e senhorinhas e conquistando um lugar de destaque na novela de Glória Perez. “Sabiá era para ser um vilão odiado, mas as pessoas amam ele. Acredito que isso acontece porque eu mostro seu lado humano e consegui fazer isso com humor”, diz o ator de 31 anos, que quase recusou o papel. “Já tinha interpretado muitos bandidos, e minha agente não queria que eu fizesse outro. Mas conversei com Papai do Céu, que eu acredito muito em energia, e fui ver qual era”, lembra ele.
Jonathan diz não se importar em viver criminosos. “Não penso em quebrar padrão ou estereótipos. Eu penso em fazer o que tem que ser feito”, avalia. “Você tem que estudar para se ver em qualquer personagem. Se você não acreditar que pode ser qualquer pessoa, quem vai acreditar?”, questiona ele. E o ator já sabe o tipo de papel que quer. “Estou preparado, desde que nasci, para fazer um galã”, avisa, explicando o porquê dessa certeza. “Minha vida sempre foi isso: arrumar gatas para poder estar sempre bem na vida. Sempre trabalhei em cima da questão de conquistar, de amar, às vezes, de me dar mal... Já vivi muitos amores”, conta o ator, que diz estar se “enrolando com uma pessoa”.
Jonathan Azevedo (Foto: Levy Cruz/ Divulgação)
Com o sucesso de Sabiá vieram também as críticas. Jonathan rebate a ideia de que a novela glamouriza a violência. “A trama traz uma realidade que é pouco discutida. É um debate que todo brasileiro deveria fazer ainda mais nesse momento social e político que estamos vivendo no país. As pessoas viram para mim e dizem ‘é errado gostar do Sabiá, mas amo ele’”, afirma ele, que conta ser muito abordado pela garota e por pessoas mais velhas. “Acho que além da espontaneidade com que eu faço o personagem, há um lado muito realista ali. O Sabiá poderia ser alguém muito bem-sucedido na vida, um empreendedor, mas não teve oportunidades para isso”, avalia o ator.
Na reta final de A Força do Querer, que termina nesta sexta-feira (20), Jonathan está fatigado. “Estamos gravando o último capítulo e as cenas estão ficando lindas. Mas também está sendo muito, mas muito cansativo”, ressalta ele, que é só elogio para seus parceiros de cena, Juliana Paes, a Bibi, e Emílio Dantas, o Rubinho. “Trabalhar com eles é a coisa mais fácil do mundo. São duas pessoas de muito bom coração e os melhores para estar ao meu lado. Juliana e Emílio são de uma cumplicidade e generosidade incríveis”, diz.
Jonathan Azevedo (Foto: Levy Cruz/ Divulgação)
Carioca criado na Cruzada São Sebastião, um conjunto habitacional de baixa renda no Leblon, na Zona Sul do Rio, Jonathan viu de perto outros jovens entrarem no mundo do tráfico. “Tenho alguns amigos privados de liberdade, outros faleceram. Quem está preso me manda carta pela mãe ou recado pela namorada; são as pessoas mais felizes me vendo viver esse sucesso. Na vida há boas e má escolhas. Graças a Deus, em um momento de luz, eu consegui estudar”, avalia o ator, que sabe o impacto de sua trajetória em outros jovens. “Estar vivendo esse momento é uma prova do quanto estudar e acreditar no seu sonho tem muita força. Eu mostro que começando do zero como eles dá para chegar lá e, hoje, estou conquistando meu espaço", pondera.
Jonathan Azevedo (Foto: FAYA/ Divulgação)
Filho adotivo dos aposentados Sérgio, 59, e Sildea, 68, Jonathan diz que, como não conhece seus pais biológicos, não sabe de onde veio “a veia artística”. Mas o interesse pela carreira surgiu ao conhecer o grupo Nós no Morro, aos 17 anos. “Eu olhava para aqueles jovens tão felizes, com violão e cabelo black... Eu tinha cabelo black, mas não tinha com quem me identificasse. Quando vi aqueles meninos como eu, fui falar com eles”, lembra.
Com o interesse pela interpretação aceso, Jonathan acabou se inscrevendo na Spetaculo, escola de teatro fundada por Marisa Orth e Gringo Cardia. “No meu primeiro ano de aula, o professor falou para mim: ‘Se você não quiser passar necessidade na vida, nunca mais saia do palco’”, lembra o ator, que seguiu o conselho. Ele foi o Fojô deMalhação (2011), fez participações em novelas e vários longas como Cidade dos Homens (2007), Meu Nome Não É Johnny (2008), Última Parada 174 (2008) e Tim Maia(2014), entre muitos outros.

Jonathan volta frequentemente à Cruzada, onde ainda mora sua família. E lá, não é só ele o “famoso”. “Minha mãe virou a mãe do Sabiá”, conta o ator, que tem um irmão também adotado, o professor de Educação Física, Vitor, de 37 anos . O apoio dos pais foi fundamental na carreira – foram eles que ajudaram Jonathan financeiramente quando ele entrou na faculdade de Artes Cênicas. “Minha mãe viu minha primeira peça e ficou louca. Acredita que hoje ela tira selfie comigo?”, diverte-se o ator.
Jonathan Azevedo como Sabiá (Foto: Globo/Mauricio Fidalgo)
Na época da faculdade, ele foi morar com um amigo, o ator e diretor Iuri Kruschewsky, que deu um incentivo extra para Jonathan se aprofundar ainda mais na profissão. “Iuri dizia que para eu dividir o apartamento com ele, tinha que ler um livro por semana. Sempre gostei de ler e, a cada livro, o aluguel baixava”, lembra rindo. “Foi muito bom para mim, tenho uma conexão intelectual com o mundo e gosto de estar junto com pessoas inteligentes”, explica Jonathan, que hoje vive no Vidigal, comunidade carioca que é o berço do Nós do Morro.
Consciente de seu sucesso, ele sabe que pode ser um espelho para quem vive em comunidades como ele. “Acho que posso ser um exemplo para o jovem brasileiro. Tive pai e mãe presentes e cabeça para enfrentar as dificuldades. Sou muito feliz por ultrapassado essas barreiras. Eu sou vitorioso”, diz ele, sem se deslumbrar. “O sucesso é uma coisa passageira, mas não a oportunidade de mudar uma vida”, afirma.
Jonathan Azevedo (Foto: FAYA/ Divulgação)
Com o fim de A Força do Querer, Jonathan está analisando outros projetos. Apesar de rumores de que ele estará na minissérie Ilha de Ferro, o ator não confirma nada. “Até o verão vocês vão ver esse pretinho na tela”, avisa, misterioso.


Enquanto um novo trabalho não chega, ele se dedica aos Neggs, projeto musical com Jefferson Brasil – os dois também fazem parte da banda Melanina Carioca. “A Melanina deu uma reduzida no ritmo de shows, porque a Roberta Rodrigues teve filho, o Marcelo Mello Jr, está em novela... Então, enquanto isso, eu me dedico ao Neggs”, explica Jonathan, que se diz bem tranquilo no tempo livre. “Gosto de praia, comer a comida da minha mãe e ficar no colo dela”, assume.

Juliana Paes, Joanathan Azevedo e Emílio Dantas na trama das 9 (Foto: Reprodução Instagram)

Nenhum comentário: