AGENDA CULTURAL

10.12.17

Sesc Birigui oferece oficinas de desenho gratuitas com artista Renato Pera esta semana

De 12 e 17 de dezembro ele ministra cinco oficinas gratuitas de desenho no Sesc Birigui

Renato Pera é artista multimídia contemplado com alguns prêmios de seu segmento e graduado em Artes Plásticas pela Universidade de São Paulo, onde realiza atualmente o seu Doutorado. Seu trabalho integra coleções do Município de Atibaia (SP) e do Museo Diego Rivera – Anahuacalil, Cidade do México. Entre os dias 12 e 17 de dezembro, ele estará no Sesc Birigui para ministrar cinco oficinas gratuitas de desenho: “Desenho de observação e estranhamento de objetos”, na terça (12), “Retrato: Primeira aproximação ao corpo humano”, na quarta, “Desenho Narrativo”, na quinta, “Desenho de animais, monstros e formas híbridas”, na sexta, e “Desenho de modelo-vivo”, no sábado e no domingo. Todas as atividades são gratuitas. 
Renato tem vasta experiência como artista visual. Ele foi contemplado com o Prêmio Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais (2012) e Destaque do Júri no VI Encontro de Artes de Atibaia, SP (2007). Participou das residências artísticas Red Bull House of Art, São Paulo, SP (2011) e do Programa de Residencias Artísticas Para Creadores de Iberoamérica y Haití en México (2010).

É propositor inquieto de obras realizadas em espaços públicos, como o Projeto “Vitrinas MASP / Metrô de São Paulo”, concebendo e inaugurando o programa, e então atuando como seu coordenador para a exposição do trabalho de mais de vinte outros artistas (2011 a 2014). Além disso, fez intervenções na cidade do Rio de Janeiro ("Vazão", 2015, Galeria A Gentil Carioca), e São Paulo ("Cosmogonia", 2012, Ateliê 2e1, e intervenções no Campus Butantã da USP, 2006, 2007 e 2008).

Realizou exposições individuais e participou de diversas mostras coletivas, no Brasil e também na Colômbia. Entre suas mais recentes exposições individuais, estão: “Renato Pera: Vão e Vazão”, projeto realizado em espaços públicos por meio do ProAC-ICMS / Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo (2017), “Sangue” (Sesc Santana, SP, 2016), “Reminiscências” (Galeria Tato, SP, 2015) e “O Muro” (Sesc Ipiranga, SP, 2014). É docente em palestras, cursos e oficinas de arte e já publicou obras e textos em diversos meios.

Confira as atividades e suas descrições:
Desenho de observação e estranhamento de objetosCom Renato Pera
Desenho de observação e estranhamento dos objetos
Oficina que objetiva oferecer uma introdução ao desenho, a partir do desenvolvimento de exercícios práticos e da análise de referências artísticas. Nessa aula será trabalhado o desenho de observação com exercícios de ampliação exagerada da escala dos objetos.
Dia 12/12, terça, das 14h às 17h e das 19h às 21h30
Na Sala Múltiplo Uso 2. Livre. Grátis.
Retrato: Primeira aproximação ao corpo humanoCom Renato Pera
Oficina que objetiva oferecer uma introdução ao desenho, a partir do desenvolvimento de exercícios práticos e da análise de referências artísticas.  Nessa aula serão propostas experiências de representação do corpo humano por meio do retrato. Os participantes serão convidados a vestir um adereço carnavalesco, uma fantasia. Por meio de uma atividade festiva e lúdica, iremos refletir sobre o que significa construir uma persona, especialmente no atual contexto das redes sociais.
Dia 13/12, quarta, das 14h às 17h e das 19h às 21h30
Na Sala Múltiplo Uso 2. Livre. Grátis.
Desenho NarrativoCom Renato Pera
Oficina que objetiva oferecer uma introdução ao desenho, a partir do desenvolvimento de exercícios práticos e da análise de referências artísticas.  Nessa aula a inspiração será o teatro de sombras. Será criado coletivamente um desenho panorâmico, grande ou pequeno, a partir da silhueta de corpos e objetos, com a intenção de contar uma história, construir uma narrativa.
Dia 14/12, quinta, das 14h às 17h e das 19h às 21h30
Na Sala Múltiplo Uso 2. Livre. Grátis.
Desenho de animais, monstros e formas híbridasCom Renato Pera
Oficina que objetiva oferecer uma introdução ao desenho, a partir do desenvolvimento de exercícios práticos e da análise de referências artísticas.  Nessa aula, que parte da observação da anatomia animal, os participantes serão provocados a inventarem seus próprios seres fantásticos. Será uma atividade imaginativa de montagem e desmontagem de corpos.
Dia 15/12, sexta, das 14h às 17h e das 19h às 21h30
Na Sala Múltiplo Uso 2. Livre. Grátis.
Desenho de modelo-vivoCom Renato Pera
Oficina que objetiva oferecer uma introdução ao desenho, a partir do desenvolvimento de exercícios práticos e da análise de referências artísticas.  Nessa aula será proposta a prática de desenho de modelo-vivo a partir da observação direta da anatomia humana. As sessões terão modelos que posarão nus, seminus ou vestidos e terão como temáticas, os conceitos de "corpo em movimento" e "corpo e cena".
Dias 16 e 17/12, sábado e domingo, das 10h às 13h e das 14h30 às 17h30
Na Sala Múltiplo Uso 2. Livre. Grátis.

Nenhum comentário: