AGENDA CULTURAL

10.12.17

Louvando Raquel de Queirós

Capa do livro editado pela TAG
Todos que conhecem alguma coisinha de literatura brasileira, quando se fala em Raquel de Queirós, surge logo o nome de seu primeiro romance "O Quinze", publicado em 1930. E é bom dizer que ela exerceu sua precocidade, pois nesse ano completara 20 anos de idade.

Com "O Quinze", se referindo à seca terrível de 1915, Raquel se engajou ao movimento liderado por Gilberto Freire que propunha chamar a atenção do Sul do Brasil para os problemas  do Nordeste, principalmente a seca. O Manifesto Regionalista de 1926 surgiu em Recife numa reunião de escritores e intelectuais nordestinos. E o primeiro romance do grupo foi "A bagaceira", de José Américo de Almeida. Quem estudou bem literatura para o vestibular conhece bem essa parte da História da Literatura Brasileira. Raquel ficou marcada com a publicação de "O Quinze".


Novela da Globo - 1980
Apesar de conhecer alguma coisa de literatura brasileira, nunca mergulhei nas obras dessa escritora cearense. Em 1980, comemorei o fato de a Globo transformar o livro "As três Marias" em telenovela, com adaptações, mas fiquei por aí, nem assisti à novela e nem li o livro. Na época, eu era um dador de aulas, na rede pública e na rede particular, não sobrava tempo.

Agora, sendo dono de meu tempo, caiu nas minhas mãos por meio da TAG (ou TAG - clube de leitura), "As três Marias" (1939). Comecei, me entusiasmei, foi o livro que li mais rapidamente dos volumes recebidos na caixinha. Leitura fácil de texto pobre. Não. Há um trabalho primoroso com as palavras, como atestou Mário de Andrade na época.

A exemplo de Mário de Andrade, eu vibrava com cada frase construída, revelando com poesia e estranhamento a vida de nosso cotidiano. Eis o que o modernista escreveu em sua crítica em 1946, sete ano após a publicação de "As três Marias": "As frases se movem em leves lufadas cômodas, variadas com habilidade magnífica. Talvez não haja agora no Brasil quem escreva a língua nacional com beleza límpida que lhe dá, neste romance, Raquel de Queirós."


Raquel de Queirós 
A narrativa é simples, com caráter autobiográfico, sem malabarismos, mas o subtexto traz uma mensagem forte em defesa da mulher que deixa os homens prejudicados. Se a leitura do livro feita hoje revela isso, choca, imagine como foi em 1939, um ano após a mulher conseguir ser cidadã no Brasil e poder votar nas eleições. A personagem-narradora Maria Augusta (uma das três Marias) aborta, mas a autora não deixa claro se a ação foi involuntária. Pelo caráter libertário da protagonista, conclui-se que fora voluntário.

Raquel de Queirós foi pioneira em vários aspectos da literatura brasileira. Havia um machismo tão grande, inclusive entre os escritores, que ao lançar "O Quinze", acharam que o nome dela fosse o pseudônimo de um homem. Também foi a primeira mulher a ocupar uma cadeira em 1977 na Academia Brasileira de Letras. Não foi uma moça pobre, era filha de fazendeiro cearense, meio parenta do escritor José de Alencar e ligadíssima à família do ex-presidente Castelo Branco.

Como cantou Manuel Bandeira: Louvo o Padre, louvo o Filho, o Espírito Santo. Louvo Raquel, minha amiga, nata e flor de nosso povo".

*Hélio Consolaro, professor, jornalista e escritor. Membro da Academia Araçatubense de Letras.

OUTRO QUE ESCREVEU SOBRE O LIVRO
As três marias e os três joões - Sérgio Rodrigues  


Nenhum comentário: