AGENDA CULTURAL

22.1.18

Presente que vem pelo correio: multa de trânsito


O excesso de velocidade é a principal causa de suspensões ou cassações da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), mostra pesquisa feita pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) em seus cursos de reciclagem. Quase metade (47%) dos entrevistados respondeu que essa é a infração que mais comete. Porém, em Araçatuba, como não há radar, não existe este tipo de autuação. Em contrapartida, estacionar em desacordo representa 34% das multas de trânsito no município. No ano passo foram 48.498 autuações, o que dá uma média superior a 134 multas por dia. As multas das feitas pelos agentes de trânsito (Guarda Municipal e Polícia Militar). Jornal O LIBERAL, 18/01/2018

Hélio Consolaro*

Caro leitor, a gente pode ser petista, tucano, patriota ou cidadão, mas ninguém fica contente ao receber o comunicado de uma multa de trânsito pelo correio. Ainda mais se estiver com o IPVA atrasado. 

Você abre a caixa do correio na sua casa, ou recebe a sua correspondência pelo porteiro de seu prédio, e lá está aquele comunicado em forma de envelope. 

O pensamento que vem a seguir é "estou sendo assaltado". Se viajar de carro, pode esperar do Detran, com certeza vão  Chegar multas como se fossem aviõezinhos. É difícil escapar. É o que a população chama de "fábrica de multas" 

Já ouvi prefeito dizer a seus assessores da secretaria de Mobilidade Urbana: 

- Aperte nas multas, o município está precisando de dinheiro!

Não sou defensor de maus cidadãos, de gente que põe a vida do outro em risco, dirigindo veículo de forma irresponsável.

Eu me confesso um motorista barbeiro, mas evito dirigir nas estradas, porque escolhi uma mulher para com ela se casar que não beba. Não foi bem assim, é que coincidiu.

Mulher abstêmia está em alta no mercado casamenteiro, não precisa ser uma lindeza...  

Eu já fui multado duas vezes porque me esqueci de pôr de forma visível o cartão de idoso. Gastaria menos se tivesse pago a zona azul. "Pau na cabeça do véi. Quem mandou ser cabeçudo!"

Ninguém quer consertar nada, apenas arrecadar. O ex-prefeito Fernando Haddad, em São Paulo, estava consertando o trânsito daquela selva de pedra, mas o povo elegeu um maluco que derrubou o trabalho feito.

O dinheiro arrecadado com as multas, nem sempre é aplicado ao bem do trânsito da cidade. Há pouca educação para o trânsito, nem a escola tem feito isso direito com as crianças. Nem quando muda o sentido fluxo de rua, há um trabalho de espera, de guardas presentes naquele trecho por alguns dias, orientando. 

Esse negócio de vender carro a qualquer preço ou medir o sucesso da economia brasileira pela alta ou baixa na venda dos carros não ajuda. Precisamos ter transporte coletivo digno para que andar sozinho num carro não seja um hábito.

Se não se pode correr em alta velocidade, porque pôr no mercado carros cada vez mais potentes? Nenhum carro poderia passar de 100h, a não ser ambulância, bombeiros e polícia. Quem sabe se o carro elétrico não irá consertar isso.

Dizem que o órgão mais sensível do corpo humano é bolso, então governos enchem o motorista de multas. Se Araçatuba é a cidade que mais multa, é também a que mais diminuiu o número de acidentes com mortes em seu perímetro urbano.
Haja coração! Ou melhor, haja bolso!

Leia notícia, clicando aqui.    

*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor.  Araçatuba

Nenhum comentário: