AGENDA CULTURAL

7.3.18

No Sesc Birigui, espetáculo de dança em homenagem ao Dia da Mulher


No espetáculo Corpos Frágeis, da Cia. Fragmento de Dança, a fragilidade do feminino enquanto potência sensível é colocada em cena. A montagem será apresentada no Teatro do Sesc Birigui no dia 8, quinta, Dia Internacional da Mulher, às 20h. A entrada é gratuita e os ingressos começam a ser distribuídos no local às 19h.

A produção foi feita a partir de uma pesquisa no livro "Corpos Frágeis, Mulheres Poderosas", de Maria Martoccia e Javiera Gutierrez, que reúne a vida e obra de nove mulheres, dentre elas Frida Kahlo, Billie Holiday e Virginia Woolf e uma discussão que transita entre vida e morte, dor e criação, fragilidade e força como paradoxos da própria existência.

Em Corpos Frágeis não há personagens ou traços específicos dessas mulheres, e sim o interesse em discutir o feminino, considerando fragilidade e força. Em comum entre elas está o fato de terem sido figuras expoentes de seu tempo, desbravando questões de gênero e enfrentado condições específicas de seus corpos relacionadas a doenças, acidentes, vícios, entre outros aspectos. A coreografia e a direção são assinadas por Vanessa Macedo.

A Cia. Fragmento de Dança é um núcleo artístico sediado na cidade de São Paulo, que desenvolve pesquisa e criação em dança contemporânea, desde 2002. Tem como proposta buscar uma dança teatralizada, preocupada em construir uma solidez dramatúrgica, coerente com os temas pesquisados. O estudo da arte confessional, relacionando obra e vida tem sido uma proposta recorrente nas criações descortinando, especialmente, o universo feminino. Dentro disso, o foco é discutir emoções, conflitos e sensações universais do ser humano a partir de referências mais íntimas, tanto vindas dos personagens pesquisados como também dos intérpretes, durante o processo criativo.

A programação de dança do Sesc Birigui em março conta ainda com o curso “Danças Urbanas”, com Gustavo Fernandes - Bboy Nyambertal; a oficina “Flou!”, para crianças, com Artefactos Bascos; e o curso “Iniciação a Dança”, com o bailarino Caique Teruel, que será realizado em abril, mas as inscrições começam no dia 20 de março.  Confira a programação completa de dança do Sesc Birigui deste mês no Portal Sesc: www.sescsp.org.br/birigui.

Nenhum comentário: