AGENDA CULTURAL

5.4.18

Prêmios literários é marmelada? Vídeo e texto


Todo escritor ambiciona conquistar um. Ser finalista ou vencedor de um Jabuti, de um Prêmio São Paulo de Literatura ou de um Prêmio Oceanos, sem dúvida, é um marco na vida de qualquer autor.

Além da projeção e prestígio que estas condecorações oferecem, atualmente, a maior parte delas brinda seus laureados com gordas gratificações em dinheiro. 

Por outro lado, é normal que role por parte dos concorrentes aquela velha desconfiança: Será que as cartas já estão marcadas? Será que tudo não passa de encenação e de politicagem? É tudo marmelada ou vale a pena eu inscrever meu livro nesses concursos?

No vídeo de hoje, eu e o Roberto Pedretti falamos sobre o que está por trás das principais premiações do Brasil hoje. E damos a nossa opinião sobre se vale a pena ou não participar desses concursos!


2 comentários:

Escritor disse...

Pura Marmelada, basta ver o resultado que saiu, quase todos são das mesmas editoras, fachada para desviar dinheiro público.

Anônimo disse...

Se livros de pequenas editoras tem uma chance minima de ganhar algo, maior que zero mas nao muito, imagina um autor independente. Vou economizar os R$327 da inscrição como Autor Independente do Premio Jabuti e colocar em ADwords do Google para vender meu livro que eu ganho mais.