AGENDA CULTURAL

27.6.18

Show de viola em Araçatuba e apresentação de blues em Birigui encerram esta edição do ‘Mississipi Tietê’

Rodrigo Zanc se apresenta na Praça João Pessoa e Álamo Leal faz show no Teatro do Sesc Birigui; atrações são gratuitas


Álamo Leal (esq.) e Rodrigo Zanc


Na última semana do Festival Mississipi Tietê, dois shows colocam os espíritos “caipiras” de nações distintas em foco. A viola brasileira e a música sertaneja tradicional serão celebradas pelo Rodrigo Zanc Trio, na quinta-feira, dia 28, na praça João Pessoa, em Araçatuba, às 20h30. Já a guitarra e o blues norte-americano nortearão o show do Álamo Leal Duo na sexta, dia 29, às 20h, no Teatro do Sesc Birigui. 

Ao lado de Ricieri Nascimento (contrabaixo) e Bruno Bernini (bateria), o violeiro Rodrigo Zanc faz uma síntese da evolução da viola caipira, por meio de releituras de clássicos do gênero e canções de artistas contemporâneos que dialogam com o rico universo do interior. 

Rodrigo participou de vários festivais, entre eles, o “Viola de Todos os Cantos” (EPTV/GLOBO), conquistando prêmios importantes. Lançou dois discos: “Pendenga” (2006), cujas músicas ele chegou a apresentar em shows pela Europa em 2010, e “Fruto da Lida” (2013), álbum selecionado para o 26º Prêmio da Música Brasileira em 2014.

Paralelamente à carreira, desenvolve ainda dois projetos: integra o grupo vocal do Projeto 4 Cantos, com Luiz Salgado, Cláudio Lacerda e Wilson Teixeira; e, também ao lado de Cláudio Lacerda, forma dupla em shows de tributo à Pena Branca e Xavantinho.

Álamo Leal, acompanhado pelo baixista Felipe Côrtes, apresenta músicas de seu terceiro disco, além de clássicos do blues, rhythm and blues e country blues. Álamo nasceu no Brasil, mas construiu sua carreira na Europa, onde residiu por mais de 30 anos. Morando em Londres e Paris, entre 1991 e 2003, realizou shows em grandes festivais e clubes no circuito Europeu, no Canada e USA, antes de retornar ao Brasil em 2005.

Seu primeiro CD, "Rhythm Oil" (1996), foi um dos nomeados pela British Blues Connection para o melhor álbum do mesmo ano. Dividiu o palco com gigantes do blues internacional, como Luther Allison, Bernard Allison, Clarence 'Gatemouth' Brown, Larry Garner, Joe Louis Walker e Otis Grand. Lançou ainda os seguintes CDs: "Álamo Leal" (2008 ), "Ain't No Strangers Here" (2012) e “Still Here” (2016). 

As atrações têm entrada gratuita. Para o show de Álamo Leal, os ingressos serão distribuídos gratuitamente a partir das 19h. 

Projeto - Nascido em 2016 no Sesc Birigui, o Festival Mississípi Tietê entrelaça as origens da viola caipira brasileira e do blues norte-americano, mostrando o que há em comum entre eles e ainda o que faz com que cada um tenha a própria identidade. Nesta edição, a programação também contou com Paulo Freire, Giba Byblos e a dupla Craveiro & Cravinho. 

Nenhum comentário: