AGENDA CULTURAL

10.8.19

Presidente stand up

Texto modificado em 11/08/2019

Hélio Consolaro é professor, jornalista, escritor. Araçatuba-SP

Confesso caro leitor, seja de esquerda ou de direita, independente da posição política do presidente da República, eu gostaria que fosse um sujeito mais educado, mais gente fina. Nesse quesito, o Lula não era delicado, mas não chegava a tanto.

Como Bolsonaro descobriu que a imprensa se preocupa muito com os termos chulos usados por ele: "Bolsonaro ganhou Porra, ganhou Porraaa!", por exemplo, em toda entrevista, ele dá um espetáculo. Assim, enquanto a imprensa fica pasmada, ele faz suas maldades com o povo brasileiro.

Tivemos um prefeito em Araçatuba  que se elegeu como tal para realizar o sonho da adolescência de ser locutor de rádio, para ter um programa só dele; acho que Bolsonaro gostaria mesmo de ser "stand up comedy". Não sei se percebeu, caro leitor, o Bolsonaro só dá espetáculo em entrevista em que está de pé.  

Além de cômico, Bolsonaro é também trágico, provoca arrepios.  Eu que tive à minha frente (em 1973), rodando uma maquininha que dava choque elétrico em meu dedo, o militar Carlos Alberto Ustra Brilhante, na antiga rua Tutoia em São Paulo (só porque eu discordava do governo militar), fico meio nervoso quando o presidente da República chama o torturador de "herói nacional". Apesar de que a galeria de nossos heróis nacionais são flores malcheirosas. Duque de Caxias, por exemplo.

Toda vez que Bolsonaro irrita a esquerda com suas malcriações, ele deve dormir feliz. Há a parte política nisso, mas é molecagem também, porque poderia ser feito de forma lhana.

As besteiras do Bolsonaro, tanto na questão política como verborrágica, vai cansar. A qualquer hora a casa pode cair. Não vou culpar os deputados, senadores, ministros do STF. Olho feio para meu vizinho, porque ele fez um serviço na urna que fede por todos os lados do Brasil. 

Suportemos, não há mal que sempre dure, salvemos a democracia. Como disse o sábio aposentado que me falou numa conversa rosnada: os fatos políticos se alternam, o governo anterior privilegiava os pobres; agora quem está mandando são os ricos. Teremos novamente o governo dos pobres. A vida é uma gangorra.   

NOTÍCIA CORRELATA, CLIQUE AQUI.

Nenhum comentário: