AGENDA CULTURAL

15.10.19

Mediação Familiar para Idosos é tema de palestra gratuita no Sesc Birigui

Advogada e mediadora judicial e extrajudicial especializada em Direito Civil e Processual Civil, e mestre em Gerontologia Social, estará na unidade dia 17/10/2019

A advogada Alessandra Negrão Elias Martins conduzirá a palestra

Em 2060, o Brasil terá mais idosos que crianças, de acordo com pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2018. Assim, a importância de falar sobre a velhice também cresce cada vez mais. A informação é sempre bem-vinda e a busca da qualidade de vida é essencial, não só para os idosos, mas para quem cuida e convive com eles na família. 

Especialista em Direito Civil e Processual Civil, mestre em Gerontologia Social, mediadora judicial e extrajudicial e facilitadora de diálogos, a advogada Alessandra Negrão Elias Martins, foi convidada a ministrar a palestra “Mediação Familiar para Idosos Dependentes de Cuidados” na programação do Sesc Birigui, na próxima quinta, dia 17, às 19h, no Teatro da unidade. A entrada é gratuita e os ingressos estarão disponíveis no local a partir das 18h.

Em determinados casos de famílias em que os idosos precisam de cuidados, é comum a necessidade da utilização da mediação, que é um método consensual de conflitos.

Alessandra, que é autora do livro “Mediação Familiar Para Idosos em Situação de Risco” (Editora Blucher), e coautora do livro “Procedimentos em Mediação Familiar” (Editora Imprensa Livre), explica que, por meio desse trabalho, é possível solucionar questões como impasses entre os familiares do idoso em relação aos seus cuidados.

Entre os exemplos de dificuldades que levam à necessidade de mediação, estão fatores como: quando apenas um filho é o responsável pelos cuidados e se sobrecarrega nesta função; problemas em administrar e utilizar o benefício do idoso; a divisão das despesas para a contratação de um cuidador; a manutenção da residência do idoso ou internação; entre outros conflitos.

Alessandra explica ainda que a Mediação Familiar nestes casos acontecem de forma extrajudicial em mediações privadas, comunitárias, em Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), em contextos judiciais quando há processos em curso e encaminhados à mediação, entre outros exemplos.

“Um exemplo de contexto extrajudicial acontece na Promotoria de Justiça Cível do Foro Regional de Santo Amaro, São Paulo (SP), com uma equipe de mediadores voluntários – há uma prática de mediação familiar voltada a idosos em situação de risco e em conflitos familiares em seus cuidados”, diz.

Como princípios, segundo a advogada, a mediação é um procedimento sigiloso, entre o voluntário e os mediandos; o mediador é um terceiro facilitador da comunicação, sempre imparcial em sua atuação, que utiliza ferramentas procedimentais, dialógicas e negociais.

Como exemplos de ferramentas utilizadas, então: acolhimento, escuta, perguntas, resumo, soluções de benefício mútuo, entre outras. “A mediação acontece com etapas e sessões pré-agendadas em que são trabalhadas as narrativas, construções de soluções (agenda) e encerramento com a possiblidade de resultados possíveis”, complementa.

Sempre que a família estiver em conflitos e necessitar de ajuda para soluções e/ou para prevenções de novos conflitos, é necessário buscar a mediação, que pode ser solicitada pelo idoso, familiares, cuidadores e demais interessados. O idoso sempre é convidado para as mediações e, caso não possa participar por questões de saúde, é possível serem feitas com os demais familiares e participantes.

Atendimento

No Estado de São Paulo existem instituições que oferecem gratuitamente o serviço de Mediação Familiar, para determinados casos. Um exemplo são as unidades do Cejusc (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania), espalhadas pelo País e que atendem gratuitamente casos da área cível, família, Fazenda Pública e previdenciário, com mediadores judiciais cadastrados.

Em Birigui, o Cejusc funciona de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 18h, no Fórum de Birigui (Rua Faustino Segura, 214, Parque São Vicente); o telefone para informações é (18) 3642-2105. Em Araçatuba, a entidade funciona de segunda a sexta-feira, das 13h às 16h, e fica na Rua Professora Chiquita Fernandes, 45, Vl. São Paulo; o telefone é (18) 3621-3839. No Estado de SP, os endereços e telefones dos outros Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania podem ser obtidos pelo site do Tribunal de Justiça de SP (https://www.tjsp.jus.br).


Serviço
Palestra "Mediação familiar para idosos"
Com Alessandra Martins
Dia 17, quinta, às 19h
Teatro do Sesc Birigui
(Rua Manoel Rodrigues Ventura, 121, Vl. Xavier)
A partir de 18 anos
Grátis - Retirada de ingressos com 1h de antecedência

Nenhum comentário: