AGENDA CULTURAL

19.11.19

Se a unanimidade é burra, a imbecilidade nunca fica só

"Um imbecil sempre encontra outro ainda mais imbecil que o admira" - Nicolas Boileau



Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Araçatuba-SP

Meus inimigos sempre me perguntam se não me canso de escrever tanta besteira, aí eu recorro ao francês Nicola Boileau (um sátiro do século 18): sempre haverá alguém que vai gostar. O idiota e o imbecil nunca estão sozinhos.

Quando o Jair Bolsonaro se elegeu, a gente apelava ao teatrólogo brasileiro e cronista Nélson Rodrigues que dizia ser a unanimidade burra. E parece que ele sempre tem razão. Nunca erra.

Agora, o presidente da República recém-eleito está definhando, nunca está a favor de ninguém, sempre contra alguém, nem ele acredita mais nele mesmo, mas ainda tem meia dúzia de seguidores. 

Assim foi com Jânio Quadros, Fernando Collor e agora o fenômeno acontece com Bolsonaro. Pode ser que alguém queira incluir o Lula na relação... Não se acanhe, caro leitor, esteja à vontade. 

A deputada monarquista Carla Zambelli, do PSL paulista, é que organizou o movimento "Nas ruas", pedindo o impeachment do ministro Gilmar Mendes do Supremo Tribunal Federal e querendo o fechamento da suprema corte.  

Araçatuba, aqui no fundão do Estado de São Paulo, cidade onde nasci e tanto amo, de vez em sempre revela seu conservadorismo ostensivamente e de uma forma grotesca, e não foi diferente desta vez. Não vou enumerar as notícias grotescas de que a cidade foi objeto na mídia nacional porque outros araçatubenses vão ficar constrangidos. Abra os linques abaixo, caro leitor, há vídeos.

A sobra do movimento de 13 de junho de 2013 foi fazer uma manifestação cívica, relembrando 1964, no dia 17/11/2019, defronte a uma símile da estátua da liberdade da loja Havan, cujo dono se veste como o louro da Ana Maria. O grupo bem menor vestiu a mesma camiseta, o mesmo jeitão, e foi atender ao apelo da deputada, sem perceber que a realidade mudou.

Se não for ingenuidade do grupo, então é sacanagem mesmo, questão ideológica. Digo isso porque eu tenho amigos metido naquilo e estou com dificuldade de enquadrá-los na imbecilidade. Questão de afeto.

REVISTA VEJA
https://veja.abril.com.br/blog/virou-viral/o-estranho-ato-anti-stf-em-que-um-grupo-bate-continencia-em-frente-a-havan/?fbclid=IwAR0kJimrltR6clsyFFkwCCxBXsGfQpk0CgH9_fv-hyQXZWBywZ0AvSKGbLA 
SITE BRASIL 274 
https://www.brasil247.com/blog/hospicio-brasil-a-marcha-das-loucas-diante-da-estatua-da-havan?fbclid=IwAR0lL6KvNyOQuTPwLeDJiIIm2LU-Y0yac77VvB5x6SSygP1IhS2AtCxlmqA#.XdPLne0S1q4.facebook


Um comentário:

Hélio Consolaro disse...

Comentário do professor e escritor Tito Damazo, inserido por mim a pedido dele:

Muito bom. Texto arguto, denso, e escrito em estilo leve, agradável. É triste observar que o revisionismo da extrema direita brasileira tenha reassumido o governo brasileiro pelo voto.