AGENDA CULTURAL

22.1.20

Paulo Guedes: os pobres estão destruindo a Amazônia

FOTO: Shutterstock Images   

No Império Romano, era costume na corte servir, no mínimo, sete pratos e, pra aguentar comer tudo sem fazer desfeita, não restava dúvida: vomitavam pra se empanturrar de novo.
Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Araçatuba-SP

O ministro da Economia do Brasil, Paulo Guedes, andou falando pelos cotovelos em Davos-Suíça - onde participou de painel no Fórum Econômico Mundial. Disse que o "pior inimigo do meio ambiente é a pobreza. As pessoas destroem o meio ambiente porque precisam comer".

Há uma verdade indiscutível que Paulo Freire nos ensinou: cada um fala conforme o lugar que ocupa na sociedade. Como ministro do Bolsonaro, só podia ter falado essa batatada: os pobres é que destruíram e destroem o Brasil, tal destruição chegou à Amazônia.

Exportação de pau brasil, plantio de cana, derrubadas de florestas para o plantio de café, os desvario urbano  foram feitas por pobres, mas a mando de seus patrões. Não ficaram com nada, aliás, se tornaram mais pobres.

Se o ministro observasse o lixo da casa dele, ou as lixeiras dos bairros mais requintados das cidades, vai perceber quanta comida é jogada fora, quanto desperdício. 

Já houve tempo em que nos castelos medievais, os nobres vomitavam para ter a oportunidade de comer de novo.

https://www.facebook.com/aroeira1


Segundo os padrões ecológicos, o jeito que o pobre come, economizando em tudo, sem desperdiçar por falta de dinheiro, é o que menos destrói o meio ambiente. Não fazem isso com consciência, mas por necessidade.

Se toda a população da Terra tivesse o nível de consumo das classes médias e altas, o planeta já estava destruído há muito tempo. Principalmente tais classes sociais norte-americanas.   

"A fala dele [ministro] está cheia de equívocos e de imoralidade. Em vez de colocar a pobreza como o pior inimigo do meio ambiente, digo que o maior inimigo dos pobres é a destruição do meio ambiente" - declarou Luíza Lima da ONG Greenpeace. 

Não se trata de ser esquerda ou direita, mas que pessoal mal preparado para governar. Quando viajam para o exterior, só dão fora.

Nenhum comentário: