AGENDA CULTURAL

20.2.20

Chegar aos céus pela carne

Shakira e JLo no palco 
*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Araçatuba-SP

A teoria da divisão de nossa existência em corpo e alma é a base da civilização ocidental, o oriente trata a questão de modo diferente. Tal dicotomia começou com Platão e foi incorporada ao cristianismo.

Chegou-se logo a associação de que o corpo é do capeta e alma, do Senhor. Como a alma vibra conforme as antenas do corpo: visão, audição, tato, paladar e olfato, então tudo passou a acontecer como o diabo gosta. E lá vai pregação, exorcismo, etc. 

Há questões sérias nessa discussão, porque Jesus Cristo ao ressuscitar levou seu corpo junto, isso não é um exemplo positivo para quem divide o ser humano em corpo e alma, que prega penas a transcendência desta última, como se o corpo fosse um bagaço.   

O nosso jeito de andar e se vestir revela como somos por dentro. Ao usar chapéu, por mais que eu apresente as razões profiláticas ao câncer de pele, na verdade, alguma coisa estava mudando dentro de mim.  

Quando ouvi pela primeira vez uma expressão nordestina de que fulana ou fulano ganha a vida dando as partes, eu fiquei boquiaberto por sua riqueza significativa.

Trata-se de uma expressão de cunho filosófico, cartesiano, pois a prostituta não dá só as partes, ela dá o todo, por mais que se negue a isso. 

De mesmo quilate é a expressão pichada por um gaiato na parede de uma esquina de Araçatuba, onde as mulheres da vida faziam ponto: "Vende-se xoxota por quilo". Como se fosse possível vender apenas uma parte da mulher, como nos açougues.

O jogador de futebol também vende o seu corpo, por isso qualquer lesão tira-o de campo. Aliás, o trabalhador força-bruta, além de vender o seu tempo a troco de um salário, desgasta o seu corpo, inclusive se envelhecendo.  

Li uma reportagem sobre as mulheres que se requebram toda no palco, como Jeniffer Lopez e Shakira, Anitta também, que encantam e incomodam com isso. Quando elas viram suas bundas para o palco, o mundo treme. Encantam os homens educados sexualmente pelas revistas pornográficas, mas arrepiam os moralistas que nunca chegaram aos céus pela carne, ou seja, nunca tiveram orgasmo conjunto com o companheiro ou companheira. 

Por isso, caro leitor, não se incomode porque as coisas já estão todas resolvidas. A mudança acontece devagar, tenha paciência com a humanidade. 

Nenhum comentário: