AGENDA CULTURAL

18.2.20

Programação gratuita de carnaval no Sesc Birigui


A alegria do Carnaval já chegou ao Sesc Birigui no começo de fevereiro. A festa foi antecipada com aula aberta de passistas do samba, oficina de tiaras e colares para crianças, oficina de pandeiro, show em homenagem à Carmen Miranda e espetáculo de dança.

Dando continuidade à programação temática gratuita, hoje, dia 18, haverá a exibição do filme “Fevereiros”, que mostra a vitória da escola de samba carioca Estação Primeira de Mangueira em 2016, cujo enredo homenageou a cantora baiana Maria Bethânia.

E a programação musical chega agora como a “ala principal” deste final de semana e feriado prolongado. O primeiro show quem comanda é o cantor e violonista Rodrigo Nogueira, na noite desta sexta-feira (21), representando a nova geração de sambistas paulistas. O músico usa sua experiência nas quadras das escolas de samba de São Paulo para apresentar as canções que marcaram as gerações.

No sábado (22) à tarde, a Cia. Tempo de Brincar toma conta da Área de Convivência com o Bloco Removendo Pedras e Plantando Flores, que homenageará a poeta Cora Coralina. A trupe sobe ao palco com brincadeiras, canções originais e marchinhas inspiradas na cultura popular, com ritmos brasileiros como frevo, ciranda e caboclinho.



Roberto Seresteiro, acompanhado por sua banda (incluindo naipe de metais) comanda o show-baile “E as Marchinhas Voltaram” no domingo (23) à tarde, com um repertório especial de marchinhas carnavalescas de várias épocas.

Na tarde de segunda-feira (24), acontece o show “Brincando com o Carnaval”, com a Cia. Burucutu, que também foca nas marchinhas, mas incorpora alguns personagens peculiares para dançar e brincar com o público.

Ainda na segunda e também na terça-feira à tarde, o público poderá se divertir criando seus próprios adereços carnavalescos. Conduzidas pela artesã Cléu Sampaio, as oficinas de adereços e acessórios apresentarão aos participantes algumas técnicas artesanais para a criação de peças diversas.

E, finalizando a programação do Carnaval 2020 no Sesc Birigui, a banda Carnaval Turbilhão, que esteve na unidade no ano passado, retorna com toda a sua energia na tarde da terça-feira (25). Liderado pelo cantor e compositor Mauricio Pereira (que também é integrante da dupla Os Mulheres Negras, com André Abujamra), o grupo interpreta algumas das marchinhas mais famosas do carnaval, como o "Abre Alas", "Linda Morena”, "Pierrô Apaixonado" (Noel Rosa), "Aurora" (Mario Lago) "Máscara Negra", "Marcha da Cueca" e "Transplante de Corintiano".

Horário especial
O Sesc Birigui abrirá especialmente na segunda-feira (24), véspera de feriado, das 9h30 às 18h30. Na terça-feira (25) de Carnaval, a unidade funciona também das 9h30 às 18h30. Já na Quarta-feira de Cinzas, os foliões e os colaboradores terão seu merecido descanso: o espaço estará fechado, e retomará suas atividades na quinta-feira (27), em horário normal – das 13h às 22h.


Serviço
Carnaval no Sesc Birigui
21 a 25 de fevereiro
Rua Manoel Domingues Ventura, 121, Vl. Xavier
Informações: www.sescsp.org.br/birigui
Grátis



Programação de Carnaval do Sesc Birigui:

Aula aberta “Passistas do Samba”
Dia 22, sábado, às 10h (último encontro)
Área de Convivência
Grátis

Exibição de filme "Fevereiros"
Dir. Marcio Debellian | Brasil | 2019 | documentário | 73 min. | Nacional
Dia 18, terça, às 19h30
Teatro
Livre
Grátis - Retirada de ingressos com 1h de antecedência.

Show - "Rodrigo Nogueira Canta o Carnaval de São Paulo"
Dia 21, sexta, às 20h
Área de Convivência
Livre
Grátis

Show - Bloco Removendo Pedras e Plantando Flores
Com Cia. Tempo de Brincar
Dia 22, sábado, às 16h
Área de Convivência
Não recomendado para menores de 14 anos
Grátis

Oficina - Tiaras e colares
Dia 23, domingo, às 10h30 (último encontro)
Espaço de Brincar
Crianças de 3 a 6 anos (acompanhadas de um adulto)
Grátis

Show "E as Marchinhas Voltaram"
Com Roberto Seresteiro
Dia 23, domingo, às 16h
Área de Convivência
Livre
Grátis

Show "Brincando com o Carnaval"
Com a Cia. Burucutu
Dia 24, segunda, às 16h
Área de Convivência
Não recomendado para menores de 14 anos
Grátis

Oficina - Confecção de acessórios carnavalescos
Com Cléu Sampaio
Dia 24, segunda, das 14h às 17h
Área de Convivência
A partir de 14 anos
Grátis - Entrega de senhas com 30 minutos de antecedência.

Oficina - Virou adereço!
Com Cléu Sampaio
Dia 25, terça, das 14h às 16h
Área de Convivência
A partir de 12 anos
Grátis - Entrega de senhas com 30 minutos de antecedência.

Show "Carnaval Turbilhão"
Com Mauricio Pereira (Os Mulheres Negras) e banda
Dia 25, terça, às 16h
Área de Convivência
Não recomendado para menores de 14 anos
Grátis 

Nenhum comentário: