AGENDA CULTURAL

15.2.20

Você sabe o que é sucesso e felicidade? - Alberto Consolaro

Sucesso e felicidade são sinônimos?

Para ter sucesso não precisa estudar nas melhores escolas, muito menos ter QI de gênio ou maior que 150. Os brasileiros que querem fazer graduação no exterior e as escolas que os preparam por aqui, sabem que o processo e critérios de seleção é totalmente diferente por lá, do que os daqui.
As universidades lá fora é que escolhem os alunos e não adianta ter notas altas ou falar bem a língua deles. O que importa é ser competente emocional, afetivo, social e solidário, ser compatível com os novos tempos. Envolvimento social e preocupação ambiental planetária é fundamental nos quesitos exigidos!

Por que no exterior? 

1º). Queda de qualidade das universidades brasileiras nas listas de classificação como na avaliação da “QS World University Rankings” de 2020 e da “Times Higher Education”, na qual a instituição mais bem posicionada na América Latina é a Pontifícia Universidade do Chile entre o 251-300º lugar da lista.

2º). A vontade de migrar e mudar de vida estimulada pelos pais em função da atual situação social e política.

GÊNIOS

Estudou-se muito a vida das pessoas com QI altos. Para a grande maioria destes gênios, faltou o sucesso que está muito ligado à ideia de felicidade. Felicidade é ter a plena coerência entre o que você pensa com aquilo que você faz! Os incoerentes dificilmente são felizes apesar de disfarçarem.

Sucesso é o reconhecimento no meio em que vive, incluindo-se o lado profissional, de tal forma que se tenha uma vida digna e tranquila a ponto de dizer: sou feliz! Os competitivos quase sempre são incoerentes, mas por gentileza, não confunda competitividade com competência, apesar de ser muito comum esta confusão. O competente nunca é predatório como é o competitivo!

A satisfação pessoal passa também por aquilo que se conveniou chamar de sucesso. O inglês Malcolm Gladwell pesquisou o sucesso no livro Fora de Série (“Outliers”) da Sextante. Para ele o sucesso está atrelado a muita dedicação, treinamento, abdicação e trabalho. Ninguém nasceu para ser feliz! Você nasceu e até pode ser feliz, mas vai ter que dar uma raladinha antes! Vai ter que trabalhar, investir, treinar e planejar: sucesso antes do trabalho apenas no dicionário!

SUCESSO

Não se deixem enganar, um vencedor com sucesso teve 10 mil horas de treinamento, mas exclusivamente o trabalho não resolve, precisamos da confluência de fatores como:

1. Habilidade, inteligência e cultura. A maioria dos gênios não são felizes.
2. Muito trabalho e treinamento.
3. Persistência e tenacidade, mesmo na adversidade.
4. Apoio familiar, amigos ou de uma instituição. Ninguém tem sucesso sozinho!
5. Habilidade social para detectar e aproveitar as circunstâncias favoráveis, preparando-se para as oportunidades.
6. Sorte: será sempre necessária, mas sozinha não surtirá efeito.

POR FIM

Reflitamos sobre o sucesso e a felicidade que buscamos!

Alberto Consolaro – Professor Titular da USP - FOB Bauru-SP - consolaro@uol.com.br

Observatório

Adeus Medo – Quando o parasita da toxoplasmose infecta o cérebro dos ratos e formam cistos, os animais perdem o medo, inclusive dos gatos. As observações recentes indicam que se perde o medo de tudo que for perigoso, caminhando e explorando todos os cantos anteriormente desconhecidos, tornando-os imprudentes.  Saiu no “Plos One” por pesquisadores da Califórnia.

Cortesia? – As filas preferenciais, especialmente nos aeroportos, economizam tempo, como revelou uma pesquisa feita na Noruega, Israel e Letônia. A embarcar primeiro os passageiros mais lentos como idosos e crianças, os aviões decolam em média 28% mais rapidamente. Não é uma questão de cortesia, mas sim de ergonomia e economia para as companhias aéreas.

ESPERMA DE PREGUIÇOSO


Em 700 doadores de espermatozoides, avaliou-se a concentração na ejaculação, formato e mobilidade. Nos que faziam exercícios, eram mais ágeis e aumentava a taxa de fertilidade, mas nos sedentários, eram também preguiçosos! Na concentração e formato, não tinha diferenças. Saiu na “Human Reproduction”. 

Nenhum comentário: